quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O CORPO DA DEPUTADA ISABEL MENDES CORREIA BUSCARDINE SE ENCONTRA NA ANP PARA VELÓRIO. O FUNERAL SERÁ AMANHÃ

FOI COM PESAR E CONSTERNAÇÃO QUE ACOMPANHAMOS O CORPO DA DEPUTADA ISABEL BUSCARDINE PARA ANP. ESTAVAM LÁ DIFERENTES SENSIBILIDADES DO PAIGC, PRS E MUITAS INDIVIDUALIDADES:






 





terça-feira, 29 de novembro de 2016

O PAIGC ESTÁ DE LUTO E OS CAMARADAS PERSEGUIDOS E EXPULSOS MAIS REVOLTADOS:

DESAPARECEU FISICAMENTE ISABEL BUSCARDINE:



ISABEL BUSCARDINE, foi uma das figuras destacada do PAIGC – Partido Libertador ou de Amilcar Cabral. Muito humilde e simples começou a servir o PAIGC desde adolescência, tendo sido Antiga Aluna da Escola Piloto. Durante vários anos serviu no coração do PAIGC, onde foi Técnica e ultimamente Secretária da Administração e Finanças. Dado ao seu rigor na gestão dos bens do partido chegou de ter alcunha de “DAMA DE FERRO”. Honra e Gloria a ISABEL BUSCARDINE, que a terra lhe seja leve e que a sua alma descanse em paz, na certeza, porém, que um dia o PAIGC Libertador será resgatado das garras do DSP e de seus acólitos, que se instalaram acidentalmente na cúpula do PAIGC.


O GRUPO DOS 15 DEPUTADOS PERSEGUIDOS REAGIU               CONTRA AS DECISÕES ADOPTADAS PELO                 PAIGC DO DSP:




segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O PRESIDENTE JOMAV FOI DAS ULTIMAS PERSONALIDADES QUE SE AVISTARM COM FIDEL CASTRO O GRANDE LIDER DOS POVOS PROGRESSISTAS

O PRESIDENTE JOMAV, DA GUINÉ-BISSAU CONDECORA RAÚL CASTRO E FIDEL CASTRO COM A MEDALHA AMÍLCAR CABRAL
O COMANDANTE-EM-CHEFE FIDEL CASTRO RUZ RECEBEUSUA EXCELÊNCIA O SENHOR JOSÉ MÁRIO VAZ, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, NO DIA 30 DE SETEMBRO 2016.

As duas personalidades mantiveram diálogo fraterno, tendo o presidente José Mário Vaz realçado a solidariedade de Cuba para a Guiné Bissau, bem assim a contribuição inesquecível e inestimável para a luta dos povos guineense e cabo-verdiano e mesmo do continente Africano para a independência.


O líder da Revolução Cubana e o Presidente da Guiné-Bissau, ainda trocaram impressões sobre o aumento dos apoios de Cuba a Guiné Bissau, assim como da necessidade urgente para o mundo produzir mais alimentos para sobreviver. Fidel afirmou que o dever fundamental de Cuba é de promover a cooperação entre os povos.

Símbolos dos laços que unem os nossos dois povos renovaram no encontro memorável e que terminou com um caloroso abraços entre o lider da revolução cubano e o presidente da República da Guiné-Bissau a intenção de aprofundamento das relações entre os nossos dois países e povos

domingo, 27 de novembro de 2016

Amilcar Cabral & Fidel Castro 1965 African War

QUANDO MORRE UM COMBATENTE HEROI E LENDÁRIO, TODOS OS LUTADORES FICAM EMOCIONADOS, MAS A LUTA CONTINUA ATÉ A VITÓRIA FINAL. 

PATRIA OU MORTE VENCEREMOS. ASSIM DISSE O COMANDANTE - FIDEL:


O PRESIDENTE DA GUINÉ BISSAU FOI O ULTIMO A HOMENAGEAR EM VIDA, FIDEL CASTRO, O GRANDE COMANDANTE DE CUBA E DE MUNDO PROGRESSISTA:

O PRESIDENTE JOMAV, DA GUINÉ-BISSAU CONDECORA RAÚL CASTRO E FIDEL CASTRO COM A MEDALHA AMÍLCAR CABRAL
A Presidência da República da Guiné-Bissau condecora os presidentes cubanos Raúl Castro e Fidel Castro, com a medalha da mais alta distinção nacional “Amílcar Cabral”, como expressão de justo reconhecimento do povo e do Estado da Guiné-Bissau.

Neste sentido, refere que a cerimónia de condecoração “revestirá a solenidade” reservada aos atos do Estado guineense.

Nos dois decretos presidenciais (números 6 e 7), de 27 de Setembro, assinados por José Mário Vaz, a Presidência da República fundamenta a sua decisão pelo “papel determinante” desempenhado pelo povo e as autoridades cubanas, na concretização daquilo que chama de sonho da independência em muitos países africanos, em particular, na proclamação do Estado Soberano da Guiné-Bissau.

No plano de cooperação, a presidência recorda do empenho pessoal dos presidentes Raúl e Fidel Castro, no aprofundamento das relações de amizade e na edificação de novos quadros de cooperação entre os dois países, nomeadamente, através do fornecimento de equipamentos para os combatentes da liberdade da pátria, envio de técnicos cubanos ao país, nos domínios da defesa, segurança, saúde, agricultura, pescas, desporto e na formação de vários quadros guineenses em Cuba e no país.

José Mário Vaz descolou-se na quarta-feira a Cuba. Uma deslocação que se espera servir de oportunidade de fortalecimento e diversificar os laços históricos de amizade, fraternidade e cooperação entre a Guiné-Bissau e Cuba.

JOMAV E FIDEL CASTRO EM SETEMBRO ÚLTIMO, EM CUBA






sexta-feira, 25 de novembro de 2016

AS PERSONALIDADES QUE QUEIRAM LIDERAR OU DIRIGIR MOVIMENTOS CÍVICOS TÊM ANTES DE MAIS SEREM INDEPENDENTES E ESTAREM ACIMA DE SUSPEITAS E LONGE DAS QUERELAS POLITICAS

NÓS NUNCA SOMOS CONTRA MOVIMENTOS CÍVICOS DA SOCIEDADE, PORQUE, DESDE QUE SEJAM, DE FACTO, INDEPENDENTE E EQUIDISTANTE DE ACTORES POLÍTICOS PRESTAM BONS SERVIÇOS A SOCIEDADE. AS PERSONALIDADES QUE QUEIRAM LIDERAR OU DIRIGIR MOVIMENTOS CÍVICOS TÊM, ANTES DE MAIS: DE SEREM INDEPENDENTES E ESTAREM ACIMA DE SUSPEITAS.
INFELIZMENTE, MUITOS GRAVITAM NOS MEANDROS DE PODERES E DA POLITICA E DEPOIS SAEM EM CLARA DEFESA DE SEUS PATRÕES OU CLIENTELAS QUE ENCOMENDAM MARCHAS, COMO MEIO DE PRESSÃO, PARA OBTENÇÃO DE SEUS INTENTOS INCONFESSOS E MACABROS.

OS MOVIMENTOS CÍVICOS TÊM DE SER IDÓNEAS E ESTAREM ACIMA DE SUSPEITAS. E MAIS, TÊM DE ESTAR LONGE DAS SEDES E ACTORES POLÍTICOS-PARTIDÁRIAS.

OS MOVIMENTOS CÍVICOS NÃO DEVEM SER CLIENTELAS DE INCITAMENTO À VIOLÊNCIA, PORQUANTO REPRESENTAM UMA SÉRIA AMEAÇA À PAZ E A SEGURANÇA NACIONAL.

NA GUINÉ BISSAU TODOS AQUELES QUE ATENTAREM DIRECTA OU INDIRECTAMENTE CONTRA A UNIDADE E COESÃO NACIONAL DEVEM SER PUNIDOS OU NO MÍNIMO SEREM PRESOS E TRADUZIDOS A JUSTIÇA.


MOVIMENTOS FICTÍCIOS DEVEM SER ILEGALIZADOS E SEUS RESPONSÁVEIS ENCARCERADOS, POR REPRESENTAREM UM PERIGO PÚBLICO.

LITRATU DI PASTOR/PROFETA DI DIABO

José Paulo Semedo Presidente do Movimento Patriótico Guineense
JOSÉ PAULO SEMEDO, Pastor que virou profeta de desordem, violência e caos.
Primeiro: Entra a advogar uma causa perdida do DSP;
Segundo: Cria partido/Movimento Patriótico
Terceiro: Prega a favor da desgraça deste povo.
Quarto: Nutre ódios e cospe venenos contra JOMAV, HOMI KU GUINÉ MISTI.  

DSP ENCURRALADO CONVOCA COMITÉ CENTRAL, CUJA AGENDA JÁ FOI ENCOMENDADA, TAL COMO ENCOMENDARAM A MARCHA DO MOVIMENTO DOS CIDADÃOS CONSCIENTES E INCONFORMADOS

GOSSI I ORA DI DJUGUDÊS, NA FOLA CURUS DI BACA!

NA PRÓXIMA REUNIÃO DO COMITÉ CENTRAL NINGUÉM DEVE VOTAR CONTRA A PROPOSTA DA DIRECÇÃO. DSP QUER ENTRAR PARA O PRÓXIMO GOVERNO. SERIA BOM SE O PAIGC DO DSP NÃO ENTRASSE, PORQUE ASSIM HAVERÁ MAIS PASTAS PARA CERTAS FIGURAS E DIGNATÁRIOS MAIS HONESTOS, MAIS CAPAZES  E MAIS TRABALHADORA.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

DIDI-MEN MOM NA LAMA RANKA-DJÁ:

JOMAV, HOMI KU GUINÉ MISTI
PUI-DJÁ SI MOM NA LAMA, PA MOSTRANO CAMINHO.

AFINAL A PRATICA DE LAVOURA, NO ÂMBITO DE ESFORÇOS "MOM NA LAMA" FOI EMPREENDIDO EM TODAS AS REGIÕES DO PAÍS! OBRIGADO JOMAV, OBRIGADO CHINA E OBRIGADO AS POPULAÇÕES QUE DECIDIRAM EMPREENDER, CULTIVANDO O CHÃO DE CABRAL.

UM GRUPO DE CIDADÃOS QUE SE ORGANIZARAM NO CHAMADO MOVIMENTO DE CIDADÃOS CONSCIENTES E INCONFORMADOS SE VENDERAM AO DSP, PARA ORGANIZAREM MANIFESTAÇÕES DE AFRONTA AO PRESIDENTE DA REPUBLICA JOMAV, PRESIDENTE DE TODOS NÓS.

NA GUINÉ BISSAU, UM GRUPO DE CIDADÃOS SE ORGANIZARAM EM MOVIMENTO DE CONVENIENCIA PARA PRESTAREM SERVIÇOS DE PRESSÃO AO PRESIDENTE DA REPUBLICA A MANDO DO DSP.


DSP, QUE CEGO DE ÓDIO  E DE INVEJA AO BRAIMA CAMARÁ, MANDA EXPULSAR OS 15 DEPUTADOS DO PAIGC, PONDO EM CAUSA A BASE DE MAIORIA PARLAMENTAR DO PARTIDO LIBERTADOR, 

RECENTEMENTE, O PRESIDENTE JOMAV DEU OPORTUNIDADES PARA QUE O PAIGC SE REENCONTRASSE E RECONCILIASSE. CONTUDO, DADO A TEIMOSIA DO DSP NÃO PERMITIU O RETORNO DOS 15 E CONSEQUENTE RECONSTITUIÇÃO DA BASE  DE MAIORIA PARLAMENTAR.

SEM BASE DA MAIORIA PARLAMENTAR O PAIGC NÃO PODERÁ ASSUMIR O GOVERNO,
A ESTE PROPÓSITO, É CASO PARA SE DIZER QUE DSP PREFERE QUE O PAIGC PERCA A GOVERNAÇÃO, DESDE QUE CONSIGA LEVAR O PRESIDENTE  JOMAV A VOTOS - BASEADO NA SUA POLITICA DE TERRA QUEIMADA.

CONTRATOU E INCUMBIU CERCA DE 15 PESSOAS PARA A DESPEITO DE MANUTENÇÃO DA ORDEM, ORGANIZAREM MARCHA RUIDOSA DE VIOLÊNCIA E DESORDEM.

SE É CERTO QUE ELES TEM O DIREITO DE ORGANIZAREM MANIFESTAÇÕES, É OBVIO QUE AS FORÇAS DA ORDEM TÊM O DIREITO DE MANTEREM A ORDEM PUBLICA PARA QUE SE SALVAGUARDE OS INTERESSES DA MAIORIA SILENCIOSA.

VIVA JOMAV, HOMI DI CARACTER, KU MISTI BARDADI. 
VIVA JOMAV, HOMI KU GUINÉ MISTI 

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O POVO VOLTA A GANHAR ESPERANÇAS COM O NOVO CHEFE DO GOVERNO, QUE SE REVELA PACIENTE E TOLERANTE, MAS COM MUITA CAPACIDADE DE TRABALHO:

Voz do povo


“O sucesso do novo Governo vai depender do entendimento da classe política”, dizem alguns cidadãos 

Bissau 23 Nov. 16) ANG) – Alguns cidadãos guineenses consideraram hoje fundamental o entendimento entre os políticos do país para o sucesso do novo governo, caso contrário a Guiné-Bissau vai continuar na crise que já dura há mais de um ano. 
 
Numa auscultação feita pela ANG os cidadãos entrevistados pediram maior ponderação e bom senso da classe política do país com vista a viabilizar o Governo de Umaro Sissoco” porque o povo já sofreu muito”.

Suncar Baldé, funcionário da Imprensa Nacional disse que ainda é cedo para avaliar o novo chefe de Governo uma vez que a Guiné-Bissau é um país muito complicado e o primeiro-ministro é pouco conhecido na praça pública.

Para ele, não basta ao Umaro Sissoco conviver com grandes figuras mundiais para governar bem. Tem que saber  gerir a situação de momento, isto é negociar com partidos que estão representados no parlamento.

Contudo, Suncar elogiou o acto de Umaro Sissoco  entabular contactos com os partidos políticos com vista a formar o seu governo, acrescentando que ele, deve continuar na senda do diálogo para viabilizar o seu executivo.

Por sua vez, a cidadã Geraldina Carvalho de Alvarenga, residente no bairro de Bandim disse que Umaro Sissoco já está a dar provas da sua nomeação. E que exemplo diss, é a diligência feita e que culminou com a suspensão da greve no sector educativo.

Geraldina disse ter a  esperança de que Umaro Sissoco fará ainda melhor do que os seus antecessores, tendo pedido o entendimento no meio dos políticos para o bem do país.  

O cidadão Valdo Gomes da Costa, residente no bairro de Bandim disse esperar que o novo primeiro-ministro faça inovação na forma de  governar para que o seu governo possa ser diferente no sentido positivo.

Gomes da Costa destacou que as sucessivas quedas do executivo não ajudam em nada a estabilidade do País.

“Já estamos cansados de votar e escolher os nossos governantes num país em que o direito dos cidadãos não são respeitados. Se não vejamos: estamos sem escolas, os jovens não têm emprego, o nosso Estado está refém dos países vizinhos porque eles é que ditam as regras a serem seguidas pelos guineenses ou seja estamos num país onde o futuro é uma incógnita, mas não vamos cruzar os braços”, disse o estudante universitário.


Seco Djamanca, estudante do 12o ano, no Liceu Nacional Kwame Nkurmah, cdisse que a expectativa em relação a nomeação de Umaro Sissoco é grande,razão pale qual  pede a colaboração entre políticos para a saída da crise, que segundo ele, podia ser evitada se os actores políticos abdicassem dos  seus interesses pessoais e servissem ao povo .

Disse que, se  o Programa de Governo fosse aprovado no Parlamento seria uma vitoria para todos, e que caso contrário voltaremos a estaca zero, o que seria muito lamentável. ANG/MSC/ÂC/SG

FINALMENTE, AS ESCOLAS VÃO VOLTAR A FUNCIONAR: OBRIGADO JOMAV E OBRIGADO CISSOCÓ

Ensino público



      Sindicatos dos professores suspendem a greve

Bissau, 23 Nov 16 (ANG) – O Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF) e Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), suspenderam hoje a greve no ensino público que vinha decorrendo desde 29 de Setembro último, após assinatura segunda-feira de um Memorando de Entendimento com o novo Primeiro-ministro.
Vista do Liceu Nacional Kwame Nkrumah

Em conferência de imprensa realizada hoje, o Presidente do SINAPROF Malam Li disse que no acordo o novo chefe do governo prometeu concluir os trabalhos da revisão dos Estatutos da Carreira Docente no prazo de 15 dias a contar a partir da data da assinatura do memorando.

O entendimento entre as partes vai possibilitar que, ainda no decurso desta semana, sejam retomadas as aulas nos estabelecimentos de ensino público em todo o país.

Segundo o sindicalista, o novo Primeiro-ministro prometeu disponibilizar meios necessários, incluindo uma ordem de dispensa temporária e verbas para pagamento de incentivo aos membros da Comissão de Revisão e regulamentação do Estatuto de Carreira Docente.

“Após a sua validação, o documento será submetido à aprovação do Conselho de Ministros para permitir a sua inclusão nas despesas do Orçamento Geral de Estado de 2017.

“Igualmente ficou acordado a atribuição e harmonização de letras aos professores oriundos de diferentes centros de formação” afirmou Malam Li.

Disse que acordaram com novo chefe de governo, a conclusão do processo de efectivação, o pagamento dos restantes dois meses aos professores de novos ingressos e contratados de 2016, na modalidade de um mês corrente e um atrasado, até Dezembro deste ano, e três meses aos mesmos do ano lectivo 2012/2013 da mesma forma, até Janeiro do próximo ano, a partir do final do mês em curso.

O sindicalista revelou ainda que o Primeiro-ministro prometeu pagar  retroactivos aos professores reclassificados formados nos diferentes centros de formação, no primeiro trimestre de 2017,após aprovação do OGE, e a devolução dos horários aos docentes que aos quais haviam sido retirados  injustamente”.
ANG/LPG/ÂC 

Ensino público


     CONAEGUIB saúda decisão de levantamento da greve dos professores 

Bissau, 23 Nov 16 (ANG) – A Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB) considera de “atitude patriótica”, o levantamento da greve no ensino público, por parte dos Sindicatos dos Professores.
 
Em conferência de imprensa hoje, o Presidente da CONAEGUIB, Fidélis Biombo Cá, realçou igualmente a “ flexibilidade e actuação” do novo Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, nas negociações que culminaram com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o governo e as duas organizações sindicais.

Contudo, este responsável estudantil lamentou os dias lectivos perdidos, com as sucessivas paralisações, desde a abertura oficial do presente ano escolar, a 19 de Setembro.

Por isso, o Presidente da CONAEGUIB pede ao governo para que esta “abertura de facto” das escolas seja “definitiva”, e que o executivo cumpra os engajamentos assumidos perante os sindicatos, para se evitar novas paralisações.

Ainda, o líder desta rede que congrega as associações das diferentes escolas do país pediu aos alunos a irem as aulas e a aproveitarem os dias lectivos que restam no presente ano lectivo 2016/2017.

Num outro plano, o Presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB) criticou“ o aumento brusco” da propina, na Escola de Formação dos Professores- “Amílcal Cabral”, de 25 mil para 40 mil Francos cfa.

Acto que, segundo este líder estudantil, para além de “excluir os filhos dos pobres, viola o dever constitucional do Estado de facilitar o acesso ao ensino aos cidadãos”.
ANG/QC/SG

UMARO CISSOCÓ UM PRIMEIRO MINISTRO DE PAZ, DE UNIDADE E DE RECONCILIAÇÃO. OBRIGADO JOMAV:

UMARO MOKHTAR SISSOCO CONTINUA A TRABALHAR A MARGEM DA SUA AGENDA DE FORMAÇÃO DO GOVERNO.
Finalmente a Guiné Bissau vai ter um Homem capz de harmonizar os diferentes interesses da sociedade, bem assim capaz de trilhar os caminhos da reconciliação e levar a tranquilização deste país e povo martirizado.

Cissocó não será nenhum Salvador da Pátria, mas irá inaugurar nova era de viragem da sociedade. Aliás Cissocó já está a devolver as esperanças ao povo guineense.

De facto, no seu país, este politico-diplomático é mal conhecido. Por isso muitos tentaram menospreza-lo. Mas cuidado, que muitos se calarão brevemente.
O Presidente JOMAV e o PAIGC genuino estão de parabéns. Mais vale tarde, que nunca.

O novo Primeiro Ministro vai fazer jus a sua responsabilidade. Cissocó ira relançar a politica de diálogo e de Unidade e Reconciliação, pois que o país bem precisa.

O Presidente JOMAV acertou. É caso para se dizer que a quarta foi de vez, pesem embora as desinteligências da actual Direcção do PAIGC de DSP, que teima em desenvolver sua politica de terra queimada, sem reconhecer que os tempos já se mudaram.

Ao longo do seu percurso e caminhada pela Africa e mundo Umaro Cissocó sempre aprimorou e cultivou diálogo aberto e franco.

DSP sabe das qualidades e capacidades deste chefe do Governo.

DSP, CADA VEZ MAIS ENCURRALADO E DESESPERADO MANDA INSULTAR E DIFAMAR OS CAMARADAS DO PRS E O MINISTRO HENRIQUE HORTA

DSP, QUER CALUNIAR E "SUJAR" FERNANDO CORREIA LANDIM, ORLANDO VIEGAS E HENRIQUE HORTA. O DSP E OS SEUS CAPANGAS SABEM QUE ESTES SENHORES ESTÃO A TRABALHAR BEM, APRESAR DO BLOQUEIO DA PARTE DO FMI E DE OUTRAS ORGANIZAÇÕES PROVOCADAS POR GOVERNOS DO DSP.

ELES FAZE DE TUDO PARA QUE AS COISAS FUNCIONEM MINIMAMENTE, COM ESPIRITO DE SACRIFICIOS E DE PATRIOTISMO.

AS PESCAS INAUGUROU UMA NOVA ERA, ESTABELECENDO NOVAS REGRAS OU FILOSOFIAS DE RELACIONAMENTOS COM AS PRINCIPAIS BIDEIRAS E OPERADORADORES DO SECTOR DE PESCAS, EM CLARO BENEFICIO DO POVO.

HOJE EM DIA, NÃO CONSTITUI SEGREDOS PARA NINGUÉM QUE O PREÇO DO PESCADO NÃO SÓ ABAIXOU,BEM ASSIM O ABASTECIMENTO REGULAR DOS MERCADOS, EVITANDO ASSIM O AÇAMBARCAMENTO E ESPECULAÇÕES NA VENDA DE PEIXE NOS MERCADOS DE BISSAU E INTERIOR. 

INVENTAM, MENTINDO QUE O LANDIM TRANSFERE DINHEIROS PARA CERTA CONTA E QUE TERÁ ESTADO A FAZER OBRAS DE CASA. MENTIRA, MENTIRA E MENTIRA GROSSA.

SOBRE O ORLANDO VIEGAS MENTEM CONTRA ESTE DIRIGENTE, DESDE QUE COMEÇOU A TIRAR SEGREDOS SOBRE O RESGATE, QUE O FMI CONSIDERA DE SELVAGEM, POR SER OPERAÇÃO COM VISTA A TORNAR RICOS MAIS RICOS E POBRES MAIS CARENCIADOS. 
ORLANDO VIEGAS TINHA DE FALAR A VERDADE SOBRE O FAMIGERADO E FALSO RESGATE. DESDE ENTÃO COMEÇARAM A CAMPAMHA DE DIFAMAÇÃO E DE MENTIRAS E INTRIGAS POLITICAS, PORQUE QUEREM VER ESTE GESTOR LONGE DO TESOURO PÚBLICO NACIONAL.

O MINISTRO HENRIQUE HORTA, POR TER SENSIBILIDADES FINANCEIRAS NUNCA IRIA PERMITIR PRATICAS FUNESTAS A ECONOMIA NACIONAL, CONTUDO, DSP MANDA APELIDÁ-LO DE CORRUPTO E DETENTOR DE FORTUNAS. COMO É POSSIVEL ACUMULAR FORTUNAS NAS CONDIÇÕES EM QUE OS GOVERNOS DO DSP DEIXARAM O TESOURO PÚBLICO. MA MINTIDA CURTO PÉ-DÊ. DSP FORONTA I RABIDA I NA PEGA SEKU-KU-MODJADU.

PAIGC DO DSP DE MAL A PIOR. OS VETERANOS DEVEM SE ORGANIZAR A FIM DE RESGATAREM O PARTIDO DE CABRAL DAS MÃOS DO ACTUAL LIDER QUE DESDE CACHEU VEM DESINTEGRANDO O PARTIDO LIBERTADOR

O DOMINGOS SIMÕES PEREIRA NÃO CONSEGUE MESMO DIRIGIR O PAIGC AO BOM PORTO, DEVIDO AO SEU EGOCENTRISMO E MANIAS DO PEQUENO LIDER, QUE NÃO CONSEGUE AGUENTAR A MAQUINA DO PAIGC.
MAQUINA DI PAIGC, MAS DSP FORÇA. 
PAIGC I KA PARTIDU PIKININU-DÊ!???!!

DSP CONVOCA REUNIÃO, PARA PODEREM HUMILHAR E INTIMIDAR O CIPRIANO CASSAMÁ. QUE ABSURDO, POIS QUE NINGUÉM, MAS NINGUÉM CONSEGUE INTIMIDAR O CIPRIAS, QUE TEM AGIDO POR CONVICÇÃO E AMOR AO PAIGC.

NO PASSADO RECENTE CIPRIANO CASSAMÁ SE POSICIONOU SEMPRE AO LADO DO PARTIDO, INDO CONTRA A REALIDADE, OU SEJA: O PAIGC POR CAPRICHO DO SEU LIDER PERDEU SUA MAIORIA PARLAMENTAR (DOS 57 DEPUTADOS DSP MANDA DE UMA ASSENTADA EXPULSAR 15.
AO LONGO DESTE TEMPO O PRESIDENTE DA ANP ACOMPANHOU DSP NOS SEUS CAPRICHOS E SANHA DE VINGANÇA CONTRA OS 15 DEPUTADOS. CIPRIANO CASSAMÁ SEM PESTANEJAR FOI ACOMPANHANDO O PEQUENO LIDER.

CONTUDO, É CHEGADO O MOMENTO DE SE ABRIR OS OLHOS, PORQUE A HORA É DE MUDANÇA. KIM KU DISSÁ BARCO FICAL, ANTA PA I BAI FOGA NAKAMBLETCH.

AÓS NÔ NA NENI CIPRIANO CASSAMÁ, PABIA I RIBA-DJÁ SUMA SI CUMPANHERIS, PA CAMINHU DI BARDADI I DI FIRMANTA PAZ PA NÔ PUBIS. PABIA PUBIS KANSA-DÊ. DEPUTADOS PROPI KANSA. DSP KANSADU N'DIANTA-KÉL.
DSP RUTI DINHERUS NA SI GUVERNAÇON I RABIDA I FARTA DINHERU DI PUBIS KI FURTA NA FINANÇA, NA FALSO OPERAÇON DI MINTIDA I DI CADJABRAN'DADI.

DEPUTADOS SEMPRI TA N'DIANTA KU PUBIS.
CIPRIANO CASSAMÁ, AÓS KA PUDI KONTINUA FACI GUERRA DI UM FORMA CEGO.  DJINTIS TUDU DJUR-DJURI.
BISSILAI,DSP INTCHISI SI BOLSOS KULÉM, KU DI BÁ DJONSINHO BERNAL. ELIS TUDU KU SI CAMARADAS É LETE-TI DINHERU DI PUBIS, GOSSI É NA FACI MANGAÇON DI PULITICA.
BANDIDU I BANDIDU SOM, PABIA I KATA PARA FIU MANHA. 
DSP PARA-DJÁ, SAI TRÁS DI GRUPO 15, BU DISSA PAIGC SUSSEGADU I SIM GUERRAS. 

sábado, 19 de novembro de 2016

DSP NÃO APRENDE MESMO. TEM UMA CERTA OBSTINAÇÃO EM ACEITAR OS 15 DEPUTADOS DE VOLTA E SEM CONDIÇÕES. ENQUANTO DORME NA FILA E, PORQUE O POVO ESTÁ CANSADO JOMAV NOMEIA UMARO CISSOCÓ:

Figura Guineense com maior conexão na África e no resto de mundo chega ao Primeiro-ministro, numa altura em que o DSP chega ao fim como líder do PAIGC e, a crise quase acabar”
Omar El Mocktar Sissoco Embalo, jovem de 44 anos de idade antigo militar, mais novo General na História da Guine, foi a figura de consenso e vai liderar o executivo da Guiné-Bissau ate 2018 ano das próximas eleições legislativas.

General na reserva tomou posse no final da tarde de sexta-feira e no sábado rumou-se a Dakar capital da vizinha República de Senegal na companhia do Presidente da Assembleia Nacional Popular Engº Cipriano Cassamá, para as breves consultas com o chefe de estado Senegalês Macky Sall que é seu amigo pessoal de longa data, na qualidade de um dos presidentes da Sub-região escalonados pela CEDEAO para acompanhar o evoluir da situação na Guine em crise há mais de um ano.

Tudo indica que a crise chega ao fim, isto numa clara alusão as sabias declarações de Engº Cipriano Cassama, que revelou aos Jornalistas sem equívocos no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, que dentro um mês que o hemiciclo será desbloqueado permitindo assim o normal funcionamento daquele órgão de soberania que tem bloqueado o pais nos últimos tempos.

Domingos usou um termo infeliz “ Cidadãos honrados” o que significa em crioulo (DJINTTOS DI PRAÇA”) para se defender e lançou nas redes sócias um grupo de indivíduos para atacar Sissoco como fez há duas semanas com o Diretor Nacional de BCEAO, Joao Aladje Mamadu Fadia, pessoa de bem muito respeitada na sociedade Guineense e no sistema financeiro da sub-região, UEMOA e CEDEAO, só pelo facto de o nome deste tinha constado na lista das três figuras de confiança do Presidente Mario Vaz. E mais, Fadia foi Autor da queixa que levou a condenação e prisão de Gabriel, amigo do DSP e irmão mais velho do actual Secretário Nacional do PAIGC Ali Aziz.

Cipriano Cassamá, a segunda figura de Estado Guineense disse também que irá prestar todo o apoio e de uma forma incondicional ao executivo que Sissoco irá liderar e que tudo fará para retomarem o normal funcionamento da ANP, uma vez que todoo povo está cansado.
Fim de DSP Domingos Simões Pereira, chega ao fim, mas mesmo assim promete não desarmar, o recado consta num comunicado de PAIGC escrito e assinado por ele que nem teve anuência dos seus pares na cúpula do PAIGC.

Vamos continuar a acompanhar!
O legado de DSP chega tristemente ao fim por culpa própria, não soube ser líder, promoveu o nepotismo, foi e continua a ser corrupto, burlou o Estado Guineense com o hipotético resgate aos BANCOS que foi tudo menos resgate entre outro. E ainda tiveram o desplante de cobrar comissões em avultadas somas para seu bolso e de mais 3 pessoas, todos eles identificados.

GUINE 360.COM FALA DO NOVO PRIMEIRO MINISTRO DA GUINE BISSAU

GUINÉE-BISSAU: UMARO MOKHTAR SISSOCO Eumaro-mokhtar-sissoco-embalo-nomme-premier-ministre
Guinée-Bissau: Le nouveau locataire de la Primature est connu. Dans un décret communiqué ce vendredi, le président Jose Mario Vaz a nommé Umaro Mokhtar Sissoco Embalo Premier ministre.
Le texte fait notamment savoir que cette désignation doit être perçue comme un effort du chef de l‘État pour mettre fin à plus d’un an de blocage politique dans le pays. Umaro Mokhtar Sissoco Embalo est en effet le cinquième Premier ministre en près d’un an en Guinée-Bissau. Lundi 14 novembre 2016, Jose Mario Vaz dissoudait le précédent gouvernement alors dirigé par Baciro Ja.
Ce dernier a été le point culminant d’un conflit entre le président bissau-guinéen et les membres de son propre parti, le Parti africain pour l’indépendance de la Guinée-Bissau et du Cap-Vert (PAIGC). Des médiations avaient alors convenu de désigner un nouveau Premier ministre de consensus. Parmi les trois noms énumérés, celui de Umaro Mokhtar Sissoco Embalo.
Umaro Mokhtar Sissoco Embalo, l’homme du consensus ?
Il est peu connu du grand public mais Umaro Mokhtar Sissoco Embalo a été proche de plusieurs chefs d‘État et de personnalités en Guinée-Bissau, dont le président Jose Mario Vaz.
Selon un de ses proches, il a été conseiller, quelquefois avec rang de ministre ou de ministre d‘État, auprès de tous les présidents depuis le dernier régime de Joao Bernardo Vieira dit Nino, assassiné en 2009 par des militaires. Il est donc un “enfant” du pouvoir dans le pays. Au-delà, son entourage lui reconnaît un carnet d’adresses très riche et de solides relations, aussi bien en Afrique qu’au Moyen-Orient.
Faut-il pour autant lui concédé le titre d’homme de la situation dans cette crise qui handicape le pays depuis plusieurs mois ? Il faudra certainement attendre la réaction des cadres du PAIGC, même s’il semble quasi impossible que sa désignation ait été faite sans le consentement des cadres du parti présidentiel.
Une chose est cependant sûre, le nouveau Premier ministre est bien conscient de l’ampleur de sa mission. “Je sais que la tâche qui m’attend ne sera pas de tout repos car le pays est exsangue”, avait-il déclaré lors d’un entretien avec un journaliste de l’AFP quelques heures avant l’officialisation de sa nomination.
Diplômé en relations internationales et en sciences sociales et politiques, Umaro Mokhtar Sissoco, 44 ans, a désormais une mission peut-être plus grande que celle de murmurer à l’oreille des dirigeants. Aujourd’hui, il doit non seulement réunir une famille complètement fracturée, mais encore, la réconcilier avec la Nation.

Avec : AN

  MADEM-G15 AO SABOR DO DESTINO! PORQUE SERÁ QUE AS FORÇAS DO MAL TEIMAM  EM  ATENTAR CONTRA A INTEGRIDADE DO MOVIMENTO PARA ALTERNANCIA DEM...