O PARTIDO PRS, GRUPO 15 E AS COORDENAÇÕES DOS DEPUTADOS DO
PCD E DO PND E O GRUPO DE 18 PARTIDOS E UPG VOLTARAM A REGISTRAR NOVA VITÓRIA,
DECORRENTE DA 30ª SESSÃO DA UNIÃO AFRICANA.
DA CIMEIRA, TAL COMO ERA DE
ESPERAR, REAFIRMOU-SE A CONFIANÇA NO ROTEIRO DE JOMAV PARA O SANEAMENTO DA
CRISE CRIADA POR DOMINGOS SIMÕES PEREIRA E CIPRIANO CASSAMÁ.
1º NENHUMA SANÇÃO COMO ERA ÓBVIO...., EMBORA GUINEENDADE, BASEADA NOS LOBIES DO DSP JUNTO DE PAULO GOMES E DE SUAS ANTENAS NA CEDEAO E UNIÃO AFRICANA. INVENTARAM UMA LISTA DE SANCIONADOS. TAL LISTA NO GUINEENDADE ERA APENAS MENTIRA, PORQUE ELES MENTEM E DESINFORMAM A MANDO DO DSP, NA TENTATIVA DE MANIPULAR P5.
1º NENHUMA SANÇÃO COMO ERA ÓBVIO...., EMBORA GUINEENDADE, BASEADA NOS LOBIES DO DSP JUNTO DE PAULO GOMES E DE SUAS ANTENAS NA CEDEAO E UNIÃO AFRICANA. INVENTARAM UMA LISTA DE SANCIONADOS. TAL LISTA NO GUINEENDADE ERA APENAS MENTIRA, PORQUE ELES MENTEM E DESINFORMAM A MANDO DO DSP, NA TENTATIVA DE MANIPULAR P5.
2º EXISTE MAIS UM NOVO PRAZO PARA PERMITIR QUE O PRESIDENTE JOMAV TOME AS MEDIDAS MAIS ACERTADAS, VISTO QUE TEM ACTORES POLITICOS QUE ANDAM A BRINCAR COM ESTE PAÍS E POVO, NA TENTATIVA FALHADA FALHADA DE SE CRIAR CAOS.
3º O RELATÓRIO FINAL SERÁ CONHECIDO A TODO MOMENTO, DESDE QUE SEJA PUBLICADO.
PORTANTO, ISTO REPRESENTA MAIS UMA VITÓRIA PARA O PRESIDENTE JOSÉ MARIO VAZ…, PARA O GRUPO 15…, PARA O PRS E PARA A COORDENAÇÃO DOS DEPUTADOS DE PCD E DO PND, ASSIM COMO PARA O COLECTIVO DE 18 PARTIDOS E UPG, QUE APOIAM OS ESFORÇOS DO JOMAV PARA A ESTABILIZAÇÃO POLICA, SOCIAL E ECONOMICA DA GUINÉ BISSAU.
PARABÉNS PARA TODOS AQUELES QUE DEFENDEM A VERDADE E
QUE ACREDITAM NO SISTEMA.
A decisão final da conferência de lideres da Comunidade Económica da Africa Ocidental (CEDEAO) deverá ser divulgada A TODO MOMENTO, depois do preenchimento de postos de Comissários na organização.
"O comunicado final só sai amanhã (Domingo) porque ainda falta fazer uma concertação com o Presidente da Nigéria, sobre o assunto dos postos estatutários", avança a fonte da CEDEAO.
A organização sub-regional ameaça aplicar sanções aos políticos guineenses que estejam a impedir a implementação do Acordo de Conacri para a saída da crise.
A Cimeira da União Africana analisa formas para acelerar reforma da organização continental.
As medidas para acelerar a reforma da União Africana são o
centro da reunião que decorre em Adis Abeba, em que, pela primeira vez desde
2010, Angola está presente.
As medidas para acelerar a reforma da União Africana (UA) centram a cimeira da organização pan-africana, que decorre até segunda-feira em Adis Abeba, em que, pela primeira vez desde 2010, Angola está presente ao mais alto nível.
Subordinada ao lema “Vencer a Luta contra a Corrupção: Um Caminho Sustentável para a Transformação de África”, a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo dos 55 Estados membros da UA é marcada por debates com temas e focos variados em torno das três principais reformas, apresentados por uma comissão de especialistas africanos, entre eles o guineense Carlos Lopes.
A reforma passa sobretudo pela “racionalização do campo de ação” da UA em setores como paz e segurança, questões políticas, integração económica e ascensão de África na cena internacional, pelo reajustamento das instituições internas, optimizando as diferentes tarefas nas organizações e instituições regionais, aumentando a frequência da reunião anual, passando a ser semestral.
O terceiro ponto estrutural diz respeito ao autofinanciamento da UA, com a proposta a sugerir a aplicação de uma taxa de 0,2% sobre as importações “elegíveis”, ou seja, às que não estão sujeitas às regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O combate à corrupção é também uma das palavras-chave da UA, bem como a renovação de dois terços no Conselho de Paz e Segurança (CPS), o órgão mais prestigiado da organização, em que Angola foi já eleita para a Presidência.
Em debate está ainda um projeto de ação comum, ainda por definir, sobre emigração dentro do continente, considerado um “vector de desenvolvimento” de África.
A cimeira foi antecedida, a 22 e 23, pela 35.ª sessão Ordinária do Comité Permanente de Representantes e, quinta e sexta-feira, pela 32.ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário