domingo, 31 de janeiro de 2016

AGNELO REGALA (NELO) UM BUFO QUE SEMPRE TRAIU E DENUNCIOU COLEGAS SEUS, POR ONDE TEM PASSADO E CONTINUA A INTRIGAR NO SEIO DO PAIGC. ELE QUE TEM CARA DE JUDAS E QUE NEM UMA RADIOZINHA CONSEGUE DIRIGIR. BARRIGA DE MEIA.

Há muitos lixos humanos nesta sociedade politica de agora. Se de repente não houvesse segredos de Estado, muitas pessoas não saiam de suas casas, pelo mal que fizeram contra seus camaradas, amigos e colegas, a troco de vidas fáceis. Agnelo Regala, UM MALVADO, CARRASCO, CÍNICO, TRAIÇOEIRO, MENTIROSO, FALSO, FINGIDO E OPORTUNISTA NATO, QUE SE APROVEITA DAS CRISES INTERNAS DO PAIGC, QUE AJUDA A FABRICAR, INSTIGANDO OS LIDERES, INTRIGANDO E LANÇANDO SUSPEIÇÕES. FAZ DE TUDO PARA SE CRIAR CLIVAGEM NO SEIO DO PAIGC, PARA PODER TER ESPAÇO DE SE SERVIR DO ESTADO. Esteve no centro de intrigas entre Bacai e CADOGO, instigando a ódios e violências. 


AGNELO REGALA, NELO FOI SEMPRE UM FINGIDO E BUFO NA JUVENTUDE JAAC, NA ANP, NA INFORMAÇÃO E NOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS, POR ISSO FOI CORRIDO DESDE O TEMPO DE MARCELINO LIMA, EMBORA TER VOLTADO DEPOIS, MAS COMO SE SENTIU ACOSSADO TEVE DE LARGAR O NEGOCIO ESTRANGEIRO, PORQUE FOI DESCOBERTO A SUA QUALIDADE DE BUFO, QUE FEZ MUITAS INTRIGAS NESTE MINISTÉRIO, CAUSANDO DISSABORES A MUITOS CAMARADAS PELAS SUAS DENÚNCIAS MALDOSAS E INFUNDADAS CONTRA COLEGAS E AQUELES QUE NELE CONFIAVAM. tem seu nome ligado ao assassinato de Nino Vieira, a quem tinha ódio visceral 

FOI DOS PIORES MEMBROS DO GOVERNO. NÃO SABE CRIAR E NEM DIRIGIR, QUERENDO SEMPRE ESTAR COM DEUS E DIABO, COM CARA DE PIDE E JUDAS.

O BANDIDO E CORRUPTO DE NELO REGALA APARECE AGORA A INSURGIR-SE E IMISCUINDO NOS ASSUNTOS INTERNOS DO PAIGC, TENDO O DESPLANTE DE MENTIR DE FORMA ESCANDALOSA EM NOME DO PRESIDENTE DA REPUBLICA, DIZENDO QUE ESTE ESTÁ A VIOLAR A CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA QUE JUROU DEFENDER.

QUE ABOMINAÇÃO SENHOR MENTIROSO, CORRUPTO E VIGARISTA?

Recordando o velho ditado em crioulo guineense “Cusa sinho el cuta tisi cusa grande. E cusa buta cunsal ma bucata sibi Cuma quina caba.” Agnelo Regala, Nelo um aviso e um conselho: ÉS CUSSAS KU BÓ NA TCUTCHI I KUSINHA DJUNTO KU DSP NA BIM QUEBRA RUBA DI BU CABESSA. BANDIDO, NÔ S’TADJA NA COMPULSA NA TESOURO, DINHERUS KU BU LAVANTA NA TESOURO, KUMA PA TRATA KU JORNALISTAS E VIRA ELIS CONTRA JOMAV E CONTRA OS 15 DEPUTADOS QUE AJUDASTES A EXPULSAR DO PAIGC. 
SAIBA QUE ELES SÃO E SERÃO SEMPRE EFECTIVOS PARA TODA A LEGISLATURA.

Que moral, você Agnelo Regala, tem para acusar os 15 deputados expulsos do PAIGC, de crime de coacção contra órgãos constitucionais, crime de usurpação de poder, crime de introdução em lugar vedado ao público, crime de exercício de direitos políticos, e crime de tentativa de alteração de estado do direito de ordem constitucional-tentativa de golpe de estado que lesa pátria, que merece uma censura especialmente agravada? 
Por acaso ainda não conhece o artº 82 da Constituição da Republica, que diz que os Deputados não podem ser perseguidos, nem incomodados, presos ou julgado e condenado pelo seu sentido de votos? Não conhece a Lei Eleitoral sobre o mandato e protecção dos Deputados; Não sabe dos Estatutos do Deputado ou do Regimento Interno da ANP?

De facto você é bandido, malandro e vigarista. ABÓ BU LEBI CABEÇA. BU NA ATACA PRESIDENTE MÁRIO VAZ, CUJA MARCA, BOM NOME, IDONEIDADE, CAPACIDADE, COMPETÊNCIAS E INTEGRIDADE TE SUPLANTAM E NEM CONSEGUES CHEGAR AOS SEUS CALCANHARES.

TU, AGNELO REGALA, ÉS BAIXO, RELES E LIXO TÓXICO DA POLITICA GUINEENSE. NÃO TENS CAPACIDADE E NEM QUALIDADE DE RELACIONARES COM OS TEUS COLEGAS DA UNIÃO PARA MUDANÇA; NEM CONSEGUES REUNIR OS TEUS ORGÃOS QUE DEIXARAM DE FUNCIONAR.


DESAFIAMOS-TE A CONVOCAR O CONSELHO NACIONAL OU ALGO QUE SE LHE ASSEMELHA ESTA SEMANA NUM DOS HOTEIS DA CAPITAL OU NA SALA ONDE OS 15 DÃO CONFERENCIAS. 

FAÇA UMA CONVOCATÓRIA ESCRITA, DIVULGANDO OS NOMES DOS MEMBROS DO CONSELHO NACIONAL OU COMISSÃO POLITICA DA UNIÃO PARA MUDANÇA, QUE SÓ TEM UNIÃO DE NOME, PELA SUA INCAPACIDADE. 

TU AGNELO REGALA ÉS BAGATELA POLITICO, SENHOR FINGIDO, QUE NEM UMA PEQUENA RÁDIO CONSEGUES DIRIGIR, ACUMULANDO MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS. 

CONTINUE SAQUEANDO O TESOURO E DESVIRTUANDO O PAPEL DOS ORGÃOS ( RDN, TGB E NÔ-PINTCHA).

BANDIDO, TU QUE USAS O GABINETE PARA ENCONTROS AMOROSOS, VAMOS MANDAR PÔR CÂMARAS PARA TE APANHAR EM FLAGRANTE. TENS SORTE QUE ESTE GOVERNO DE GESTÃO JÁ ESTÁ NA RECTA FINAL, SENÃO....., MAS CUIDA-TE "SI BU MURRI, BU DUFUNTU NA SAI DE KOBA".   

A CLEPTOCRACIA DO DSP CORRUPTO E CORRUPTOR

DSP DESDE A PRIMEIRA HORA DA SUA GOVERNAÇÃO REVELOU-SE SER MAU GESTOR DE COISAS E DINHEIROS PÚBLICOS. INTRODUZIU O SISTEME DA CLEPTOCRACIA E FOMENTOU A CORRUPÇÃO GENERALIZADA, O QUE VEM  CORROENDO A GUINÉ BISSAU, LEVANDO O PAÍS A CRISE.

CORRUPTOS E CORRUPTORES

 CORRUPTOS CORROMPIDO E CORRUPTOR



JUIZ CORRUPTO/CORROMPIDO 


Para abafar as suas acções e evitar denúncias DOMINGOS SIMÕES PEREIRA - DSP corrompeu boa parte de jornalistas que vem pagando mensal e trimestralmente para adoptarem o comportamento da RDN e TGB. 

Pagam aos profissionais de imprensa para pisarem a Lei de Imprensa, o Código Deontológico dos jornalistas e manipula órgãos para censurarem os debates e linhas editoriais que não controlam. Para DSP mesmo a isenção e objectividade é contra ele.

Comprou a imparcialidade dos órgãos da comunicação social, dos sindicatos e maioria esmagadora  de organizações da sociedade civil que controlam e instrumentalizam contra o Estado da Guiné Bissau. 

Fazem guerra ao Presidente da República, tomando partido do DSP,. Mais recentemente são MANIPULADOS e manobrados para serem parciais ou tomarem partido favorecendo o DSP, que os mete envelopes, ignorando as Leis da República, A Lei Eleitoral, o Regimento Interno da ANP e os Estatutos dos Deputados, actuando também contra os 15 Deputados efectivos da ANP.

sábado, 30 de janeiro de 2016

NA HORA DA MUDANÇA -RECTA FINAL NEM O ARRIAR DA BANDEIRA NACIONAL NO PALÁCIO DA REPÚBLICA MERECE CONSIDERAÇÃO DO DSP

INCIDENTE MUITO GRAVE DSP MANDA IGNORAR A ORDEM DO ARRIAR DA BANDEIRA NACIONAL NO PALÁCIO DA REPÚBLICA E MANDA NELSON BOMBA PROSSEGUIR A SUA MÚSICA, NA SEDE DO PAIGC.

UM INSULTO E UMA OFENSA. ESSE DSP NÃO RESPEITA E NEM CONSIDERA OS SIMBLOS DA REPÚBLICA . 
BANDIDOS E VIGARISTAS

NA HORA DA MUDANÇA - O COMICIO DO DSP TENDE A FRACASSAR E DECIDE AGUARDAR PELA HORA DE PASSEIO DAS CRIANÇAS E JUVENTUDE NO IMPÉRIO PARA CAPTAREM IMAGENS E FINGIREM QUE SÃO PARTICIPANTES NO COMICIO. ABAIXO MANIPULADOR

DEPOIS DO FRACASSO DA MARCHA DO DSP, QUIS UMA DESFORRA COM COMÍCIO, MANDANDO MOBILIZAR A JUVENTUDE DOS BAIRROS, ORGANIZANDO COZINHAS.
DSP PENSA QUE ESTA JUVENTUDE AGORA SE ENGANA COM A COMIDA? DESENGANE-SE  E ACORDA DSP. BISSAU KILA NEGAU-DJÁ- REGIONS KILA DISCANSA DISNA BU TRAS. AÓS SÓ INSISTÊNCIA.
YODÉ ALA 15 NA BIM. 

NA HORA DA MUDANÇA – DSP, UM MANIPULADOR TENTA DIFAMAR JOMAV, QUE É UM HOMEM DIGNO DE RESPEITO

TODOS OS BENS DE JOMAV, FORAM BENS-ADQUIRIDOS, POR SER UM HOMEM INTEGRO, QUE SEMPRE PENSA NO SEU PAIS E NO SEU POVO. OS GUINEENSES JÁ APRENDERAM A CONHECER SEU PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O POVO ESTÁ COM JOMAV
JOMAV, HOMI KU GUINÉ MISTI

NA HORA DA MUDANÇA – DSP, UM MANIPULADOR EM DESESPERO, PORQUE ASSUMIU MUITOS COMPROMISSOS COM GRUPOS FINANCEIROS E INTERNACIONAIS E QUER PODER CONTINUAR A MANIPULAR O GOVERNO DE GESTÃO DO ANCIÃO CARLOS CORREIA, QUE MANIPULA DESDE A PRIMEIRA HORA. TEM NEGOCIADO EM NOME DO GOVERNO E MANDAR SACAR DINHEIROS PARA APLICAÇÃO DE ACORDO COM A SUA ORIENTAÇÃO E VÍCIOS..

NA HORA DA MUDANÇA – DSP, UM MANIPULADOR NATO, TENTA CONDICIONAR O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, VATICINANDO QUE O PRESIDENTE NÃO PODE EXONERAR ESTE GOVERNO JÁ EM GESTÃO, SOB PENA DE CONTINUAR EM GESTÃO ATÉ PRÓXIMA ELEIÇÃO.

FALSO E MENTIRA, SR. DSP

NA HORA DA VERDADE E DE MUDANÇAS - O CAIR DAS MASCARAS DO CONSTITUCIONALISTA JOSÉ PAULO SEMEDO, QUE AFINAL É ADVOGADO DO PAIGC E DAS COISAS DO DSP

O Dr. JOSÉ PAULO SEMEDO, AFINAL É ADVOGADO DO PAIGC E DE DSP, CONTUDO VEM ASSUMINDO O PAPEL DE CONSTITUCIONALISTA ISENTO, MENTINDO E CONFUNDINDO A NAÇÃO, TENDENCIOSAMENTE.


UMA FARSA E UMA MENTIRA.
A MENTIRA TEM SEMPRE AS PERNAS CURTAS, GRAÇAS AO HELDER VAZ, HOJE SABADO AS 12H40 OUVIMOS DA BOCA DO PRÓPRIO Dr, JOSÉ PAULO SEMEDO, QUE NA VERDADE É ADVOGADO DO PAIGC.


SEMPRE DESCONFIAMOS, DO PORQUÊ DA FREQUENCIA DA TGB E RDN CHAMAR E OUVIR A OPINIÃO DESTE IMPOSTOR E DE DIFUNDIR E PROPAGAR MUITO AS OPINIÕES DO PASTOR ZÉ PAULO, QUE É ADVOGADO DO PAIGC.


QUE FALTA DE ÉTICA E DE DEONTOLOGIA DESTE HOMEM DA IGREJA, QUE É UM PASTOR, QUE SE VESTE DA CAMISOLA E COISAS DO PAIGC DO DSP.


MA BANDIDASCO PASSA NA GUINÉ, POR ISSO É QUE MANDAVA SISTEMATICAMENTE OS 15 A RECORRER PARA A JUSTIÇA, SABENDO QUE JÁ TINHAM MINADO OS JUIZES, COMO SEMPRE FIZERAM

Nesta HORA DA MUDANÇA O Ditadura do Progresso vem pesquisando artigos que possam contribuir para um melhor esclarecimento dos nossos leitores e visualizadores. Assim, propomos o BASTA da Drª Carmelita Pires:

sábado, 23 de janeiro de 2016

Basta!

Entrevista ao Jornal A Bola

Havendo necessidade de um esclarecimento sobre a atual situação política, ainda antes de darmos início à nossa argumentação jurídica e análise constitucional, façamos um pequeno resumo de como chegámos a esta situação caótica, de desregulação institucional e de subversão dos mais elementares princípios do Direito ou mesmo do simples bom senso.

Tudo gira em torno daquilo que se passou no dia 18 de Janeiro na Assembleia Nacional Popular (ANP), que passo a tentar resumir: estava reunido o plenário, tendo por ordem de trabalho a «segunda volta» do Programa que deveria ditar o futuro do Governo, que se encontrava presente, estando assim reunidas todas as condições requeridas.

O ex-presidente da ANP transportava um pesado fardo de abuso de autoridade num passado recente, de desrespeito pelo plenário, pelos prazos constitucionais, pelas ordens de trabalho e, em última análise, pelos deputados e deputadas da Nação nominalmente eleitos, na expectativa sempre frustrada de conseguir reunir uma maioria favorável aos seus intentos.

Ao verificar que o Comissário da Polícia da Ordem Pública (POP), José António Marques, cumprira os procedimentos legais, baseando-se no Boletim Oficial, e o resultado seria de novo desfavorável, pela enésima vez, Cipriano Cassamá anunciou a suspensão invocando «falta de condições de segurança». No entanto, nunca a segurança fora tão forte, como nesse último dia do Governo de Carlos Correia, em que até o ex-Primeiro-Ministro foi revistado, para entrar no hemiciclo.

Ora as reuniões da plenária só podem ser interrompidas nos termos do art.º 69.º do Regimento da ANP.

Quanto aos argumentos jurídicos, em defesa da legitimidade do novo Presidente da Mesa da ANP, Alberto Nambeia, julgo que foi sobre os artigos 23.º e 24.º do Regimento, que incidiram as principais críticas, pelo que quero começar precisamente por aí. O Artigo 23.º fala-nos sobre o Mandato do Presidente da ANP. O legislador traduz a configuração assumida pelo Parlamento, pelo que, no caso de alterações substanciais na maioria, é lícito que esta maioria, em democracia, assuma esse mandato em consonância, em nome do povo.

E o Artigo 24.º prevê a Substituição do Presidente da ANP. O ex-presidente deu FALTA DE COMPARÊNCIA (pois a sessão parlamentar fora suspensa e não encerrada, como o próprio defendeu posteriormente), e viu-se IMPEDIDO de continuar, embora estivesse presente nas instalações da ANP.

O ex-presidente da ANP reuniu assim cumulativamente as condições de faltoso e de impedido. Verificando-se o QUÓRUM (art.º 60.º do Regimento) suficiente para permitir deliberar. Em consequência, nos termos constitucionais e regimentares, o colectivo parlamentar validou o segundo Vice-Presidente, conforme estipulado no primeiro ponto desse artigo 24.º, para dar provimento à substituição do ex-Presidente, considerado indigno para o exercício do cargo, após recorrentes e grosseiras violações do Regimento e do respeito devido à dignidade da instituição.

Em síntese, o PAIGC praticou uma série de atropelos e deslealdades, recorrendo à sua máquina de manipulação, protelando indefinidamente qualquer solução que lhe fosse desfavorável, abusando dos mais absurdos subterfúgios legais para subverter Constituição e regras regimentais da ANP.

Perante a sucessão de inúmeros pequenos golpes na legalidade, a paciência esgotou-se. A Assembleia Nacional Popular é o órgão competente por excelência para dirimir esta alegada crise, como recentemente se resolveu em Portugal, porque tem mecanismos próprios à luz do Regimento e da Constituição da República, porque se deve evitar a judicialização dos atos políticos. Os problemas políticos devem ser resolvidos politicamente.

O Governo de Carlos Correia caiu no momento em que abandonou o Parlamento e cabe agora ao Presidente da República convidar o PRS para propor uma solução política.

O ex-Governo não tem condições políticas para continuar a reunir em Conselho de Ministros, ou sequer a invocar a qualidade de governantes. Entre os casos feridos de ilegitimidade, está a exoneração apressada e arbitrária, na Segunda-Feira passada, do Comissário da POP, a qual deve ser, para todos os efeitos, considerada nula e inexistente.

Quanto aos deputados do PAIGC, deverão voltar aos seus lugares, sob pena de perda de mandato, essa sim, justificada, por absentismo. Ou seja, da desagregação da antiga maioria saída das últimas eleições de 2014 resultou uma nova maioria, que devemos acreditar empenhada na estabilidade político-governativa do País, coisa que o PAIGC já demonstrou ser incapaz de oferecer, apesar de ter reunido todas as condições para tal.

Na lógica da doutrina constitucional do nosso sistema parlamentar, os governos formam-se com a base em maiorias que possam garantir a governabilidade, e não forçosamente nas maiorias saídas das urnas, como aliás recentemente se verificou em Portugal, e se está a desenhar em Espanha, para não falar do caso do Luxemburgo.

Há que fazer uma leitura dinâmica e atual dos factos, e não estática. À luz da nossa Constituição semipresidencialista, o Governo emana e responde politicamente perante o parlamento, considerado o centro da vida política (art.º 103.º).

Há vários precedentes, dos quais podemos citar, em Fevereiro de 2007, o então presidente da ANP, do PAIGC, que defendia: «os Deputados são candidatos apresentados pelos partidos políticos para as Eleições Legislativas, declarados Eleitos e cujos Nomes foram publicados no Boletim Oficial».

No Acórdão n.º 1/06 (do Proc. N.º 2/05) do Supremo Tribunal da Justiça estatuía-se que «… uma vez que as eleições legislativas se expressam na escolha de Deputados, ainda que enquadrados mas não absorvidos pelos Partidos Políticos.»

Francisco Benante, defendia pouco depois, no Diário de Notícias de 20 de Março de 2007: «Agora, quem tem de se pronunciar é o Presidente da República», aludindo às regras constitucionais em vigor no país, considerando-as razoavelmente semelhantes às portuguesas.

Noutro precedente, mas desta vez a favor do PAIGC, a mesma agência noticiava, a 22 de Setembro de 2004, que o PUSD expulsara oito deputados, por minarem a disciplina partidária votando o Orçamento ao lado do PAIGC, exigindo a sua substituição nas Comissões, mas nunca colocando em causa o seu mandato.

Ou seja, nunca, na Guiné-Bissau, como hoje, se tinha ofendido tão óbvia e ostensivamente a Constituição, ao ponto de tentar revogar mandatos unipessoais aos deputados. Ao principal artífice de tal habilidade, aplicou-se a lei de Talião, que, em suma, apregoa «Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti».


Carmelita Pires 
(Ex-Ministra da Justiça)

A farsa de votação do Programa do governo de gestão foi um fiasco, porque só teve 44 deputados efectivos.

O Pseudo Programa do Governo de Gestão que o DSP e Cipriano Cassamá quiseram votado a todo custo foi sufragado por 44 Deputados efectivos num universo de 101 Deputados.Isto acontece depois de a Plenária da ANP ter constituído nova mesa e chumbado o Programa do Governo e destituído o Presidente e 1º Vice-Presidente.A farsa de votação do Programa do governo de gestão foi um fiasco, porque só teve 44 deputados efectivos. 

NA HORA DA MUDANÇA -DSP ATACA TUDO E TODOS. DESDE QUE RECONHEÇA NAS PESSOAS AS QUALIDADES MINISTERIÁVEL LOGO SÃO ALVOS A ABATER, ATRAVÉS DOS BLOGUES Progresso Nacional ou Ditadura do Consenso.

A POLITICA EM GERAL É MESMO COMPLICADA. NA DEMOCRACIA  NÃO HÁ INIMIGOS, MAS SIM ADVERSÁRIOS. 


NA POLITICA, OS ADVERSÁRIOS DE HOJE PODEM SER AMIGOS AMANHÃ. NA POLITICA NADA É IMUTÁVEL. NA POLITICA FUNCIONA ALIANÇAS. 


OS AMIGOS DE ONTEM PODEM SER INIMIGOS HOJE. OS INIMIGOS DE ONTEM PODEM SER AMIGOS HOJE. TODOS OS POLÍTICOS SABEM-NO. 


NA POLITICA SÓ OS BURROS NÃO MUDAM DE OPINIÕES. É NORMAL QUE HÁ MENOS DE DOIS ANOS NANDO VAZ (NA FOTO) E JOMAV ESTAVAM EM CAMPO OPOSTAS. HOJE SÃO GRANDES AMIGOS.

 

É BOM QUE SE SAIBA QUE NANDO VAZ NUNCA TEVE UM PAPEL RESIDUAL, POIS QUE TEM CULTURA DE DIRIGIR E DE CONDUZIR AS MASSAS. PERGUNTEM-NO AO ÓNICO E VERDADEIRO ANIMAL POLITICO GUINEENSE HELDER VAZ. NANDO VAZ, FOI EDUCADO PARA LIDERAR E VENCER NA VIDA, TAL COMO O ANIMAL POLITICO GUINEENSE.

SENHORES INTRIGUISTAS E ACÓLITOS DO DSP, POR FAVOR GANHEM  CONSCIÊNCIA, QUE A GUINÉ NÃO SERÁ MAIS PONTA DE DSP OU DE RAIOS QUE OS PARTAM. 
AS ELEIÇÕES E O DIREITO DE GOVERNAR GANHAM-SE NAS  URNAS (LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA), CONTUDO NÃO DÃO DIREITO A USAR E ABUSAR DESORDENADAMENTE DO DINHEIRO DE ESTADO, LIMPANDO OS COFRES, CORROMPENDO AS FORÇAS VIVAS E DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, MONOPOLIZANDO AS RÁDIOS E A TELEVISÃO NACIONAL, PARA SÓ PASSAR AS COISAS FAVORAVEIS OU QUE NÃO VÃO CONTRA DSP E SEUS BANDOS. 
O DSP E SEUS BANDOS DE CRIME ORGANIZADO, QUE PAREM DE ATORMENTAR O PAÍS E O POVO COM ESTAS MANOBRAS VERGONHOSAMENTE CORRUPTAS, ILEGAIS E INCONSTITUCIONAIS DE CORROMPER TUDO E TODOS



                                                   NANDO VAZ TEMIDO PELO DSP.

NA HORA DA MUDANÇA - DSP TEME BRAIMA CAMARÁ, PORQUE RECEIA QUE SEJA O PRÓXIMO PRIMEIRO MINISTRO

SÁBADO, 30 DE JANEIRO DE 2016


DESDI CONGRESSO DI CACHEU, BRAIMA SIBI KUMA SI RESPONSABILIDADE PA GUINÉ AUMENTA-NAM, PORQUE SEMPRE DESCONFIOU QUE O DSP NÃO SABERIA LEVAR O PAIGC E O PAÍS AO BOM PORTO, MAS COMO ADVERSARIO DEU TEMPO A TEMPO PARA QUE TODOS VISSEM QUE TIPO DE PESSOA ERA O DSP. FINALMENTE TUDO VEIO A TONA. AS VIRTUDES DO DSP SÃO POUCAS EM RELAÇÃO AOS SEUS DEFEITOS E PODRES.

BRAIMA CAMARÁ, JAMAIS BAIXARÁ BRAÇOS, ATÉ QUE O PAIGC SEJA LIBERTO DAS GARRAS DO DSP E SEU BANDO DE CRIME ORGANIZADO.

COMO CONFORMAR COM A SITUAÇÃO DE CAOS QUE O DSP VEM CRIANDO NO INTERIOR DO PAIGC E COM RISCO SERIO DE TRANSITAR PARA O ESTADO GUINEENSE. UMA GUERRA QUE EM 
NADA VAI AJUDAR O PAÍS.
BRAIMA CAMARÁ ACEITA SIM ESTE SACRIFICIO. DOA A QUEM DOER, O PAIGC SERÁ LIBERTO DAS GARRAS DO DSP.

SOCIEDADE GUINEENSI SIBI KUMA BRAIMA CAMARÁ I TARBADJADUR SÉRIO, KU TA LUTA PA SI OBJECTIVOS. DJINTIS TA FALA BRAIMA CAMARÁ VENCI NA VIDA, MA BRAIMA SIBI KUMA ENQUANTO I TENÊ FORÇAS I TEM DI CONTINUA LUTA PA I TEM JUSTIÇA I PA BARDADI FIRMA NA TCHOM DI GUINÉ BISSAU. 

PA NIVEL EMPRESARIAL I FAMA DI BRAIMA CAMARÁ NA GUINÉ BISSAU, NA CPLP NA AFRICA I NA MUNDU, SI CONTRA I NA S'TA NA DROGA, ÉS HORA I S'TA BA-DJA NA MOM DI INTERPOL OU DI AMERICANOS, MA BRAIMA S'TA LIMPO PÛS, BRAIMA S'TA LIMPU NA SI TARBADJU DI EMPRESÁRIO, PABIA I LUTA I VENCI NA NOMI DI DEUS-

BRAIMA CAMARÁ, KA TA RONKA MARKRADESSA, PABIA I RISPITA PECADURIS, TANTO MININOS SUMA GARANDIS.  
BRAIMA CAMARÁ, MISTI NAM DÁ CONTRIBUIÇONS PA KUMPO  TERRA. 
BÔ FALA DSP PA I SUFRI DJA. 

NA HORA DA MUDANÇA - RECTA FINAL A POPULAÇÃO NEM QUER SABER MAIS DO DSP, BANDIDO SALTEADOR

ÉR-ÉR.........
ÉR - CERTO...!

I ERA UM BIAS, UM MEGA MARCHA,
KU CONVOCADU-BÁ PA DSP
MA BISSAU KILA PURTCHI DSP
UM GARAN DI DJINTIS, SUMA PUPU DI CABRA
É DSP, ARNEGO DI-BÓ,
KUMA JOMAV KU BU MISTI ILÁ MANDJUA KÉL?

PARA DSP, ANTIS DI BU BANCO BIM N'GHUIBA
KIM KU KRI-MAL DI JOMAV, SERRA-SOM.
KU BASSORA TAMBI
ASSOM DSP PARA ANTIS DI NIM BU RAIZ KANA BIM FIRMA
UM SORONHA DI-BÓ....!»!? 
PARA RISSU GARGANTI
AMPUS, KOBA GARANDI KA BALI
JOMAV I FIDALGO DI PUBIS
I BAMBU DIRITO NA COSTA GARANDI DI PUBIS
PERGUNTE AO CIPRIAS, JOMAV É CHEFI DOS CHEFIS
GUINÉ BISSAU, KU SI PUBIS MISTI JOMAV
JOMAV, HOMI KU GUINÉ MISTI
 
DSP QUER FAZER FRENTE AO PRESIDENTE JOMAV

CONVOCA AQUILO QUE SERIA UMA MEGA MARCHA
ACABOU POR SER UM FIASCO

BISSAU E O POVO GUINEENSE ESTÃO FARTOS DE DEMAGOGIA E DE MANIPULAÇÕES
AGORA, MUITOS DEIXARAM DE SEGUIR A RDN E A TGB
PORQUE TODOS OS DIAS, SÓ DESTACAM AS COISAS DO DSP
NÃO! O POVO JÁ NEM QUER SABER DAS COISAS DO DSP
DESCONFIAMOS QUE ESTÁ EM QUEDA LIVRE
O TELECOMANDO JÁ NÃO FUNCIONA MUITO BEM
EMBORA COM AS RÁDIOS 90% A SEU SERVIÇO
AS SUAS CONVOCAÇÕES NÃO ESTÃO TENDO ECO
PORQUE NA HORA DE COMER É SÓ PARA ELE E SEUS AMIGOS DE BANDA, QUE SÃO POUCOS SÉRIOS.


BARDADI BISSAU KILA MUDA
POVO NEGA AUTOR DI ASSALTO A 
CONTAS DI TESOURO-

NA HORA DA MUDANÇA DSP E CIPRIANO CASSAMA ESTÃO BARRALHANDO ESTE PAÍS E MANTENDO O POVO REFEM

Obrigado DOKA, por este post:

INFORMAÇÕES NECESSARIAS AOS NOSSOS CONCIDADÃOS NA DIÁSPORA
“ O Declínio da Liderança do Domingos Simões Pereira”

Como cidadão comum que sou, sinto a necessidade de vos informar, de vos sossegar trazendo-vos assim, a real situação política vivida nos últimos tempos na Guiné-Bissau, visto que, muitas das vezes, são enganadas pelos Blogues e outros instrumentos de comunicação forjada para manipular e deturpar as consciências das pessoas sobretudo, daquelas que se encontram distantes do país.

A crise instalada e que o país se padece instantaneamente, não é por causa das pastas/lugares e muito menos da LEADERSHIP (Liderança), como Domingos S. Pereira ( DSP) e Bandos que o acompanha estão a referir mas, sim, da forma como o partido PAIGC e o país respectivamente, está a ser conduzido sem a obediência das normas regentes (Estatuto e Constituição) e também de serem guiados para o abismo, senão, vejamos:

- Nos actos preparatórios para o Congresso do Cacheu, o seu oponente Braima Camará, saiu de Bissau e chegou ao local, com larga vantagem para ganhar o Congresso mas, tendo em conta que, o imperativo era fazer com que o país demonstra-se ao mundo de que, também somos capazes, e que a crise de 12 de Abril era a última interrupção das normas constitucionais, começa-se a procurar, desenhar e para bem da nação, uma figura (Pessoa) conciliador, capaz de unir os militantes deste partido e resgatar o país das relações cortadas com a Comunidade Internacional em que se encontrava. Nesse pressupostos, o partido acabou por eleger o DSP, que a bem pouco tempo, liderava a CPLP. 

Ainda no Congresso, a comissão instaladora propôs aos dois candidatos finalistas, á firmarem um acordo entre eles, acordo esse, que consiste em fornecer os nomes das pessoas capazes da sua confiança, para a constituição de Membros de Comité Central do Partido (composta por 250 pessoas), o DSP aceitou e depois de ter saído como vencedor do Congresso, o seu concorrente forneceu-lhe a lista dos nomes para o efeito, mas, acontece que, nem se quer uma pessoa do candidato derrotado foi posta na lista final dos Membros de Comité Central. Este órgão importante é hoje ocupado pelas pessoas estranhas que não atingiram anos suficientes da militância, e que nem se quer conhecem a ideologia do partido, para acederem ao Comité Central. E assim, começou a driblar as regras e camaradas do partido e acabou por dar o tiro nos seus próprios pés, como a exposição seguinte:

1- Regressados a Bissau e na iminência do arranque das campanhas eleitorais, o Comité Central reuniu-se e aprovou uma lista dos militantes que deverão ser deputados, o DSP recebeu a lista e fez a mudança de A – Z, introduzindo cunhados, amigos, famílias e até pessoas julgados e condenados com pena de prisão (Gabriel Só), contrariando assim a Constituição da República e a Lei Eleitoral do país.

2- Depois que o PAIGC ter ganhado as Eleições, Comité Central voltou a reunir-se e nesta, aprovaram um organigrama que continha 16 Ministérios e 9 Secretarias do Estado e depois, o DSP e com os seus amigos, reuniram-se isoladamente, donde alteram o esqueleto para 16 Ministérios e 15 Secretarias de Estado. Mas, o mais caricato é que esses amigos tem a ordem do DSP para procurarem os interessados e vendê-los as pastas ministeriais, nos valores que se situam entre 8 à 12 milhões de F.cfa, conforme a influência das instituições.

3- Durante a sua governação, o antigo PGR, solicitou e informou-lhe de que, no seu elenco governativo, tinha 12 Ministros/Secretários de Estado com processos judiciais e na circunstância, a PGR queria somente 8 para serem ouvidos os seus depoimentos e os restantes 4ficam para mais tarde. 

Daí que o povo começou a conhecer que tipo de Primeiro-ministro é que o país tem porque, DSP, recusou soltar estes Ministros e foi para ANP, donde tem o seu comparsa (C. Cassamá), requereu junto deste, para que Assembleia Nacional Popular fizesse um debate contra a Justiça do país, e se não fosse o Primeiro-ministro de Cabo Verde, a GORILA do C. Cassamá ia proceder esse debate no Parlamento.

Foi assim que o DSP começou a ser alertado e criticado pelo seu amigo na altura, e que era também, a segunda figura na hierarquia do governo Dr. Baciro Djá – pessoa que fez contacto com os veteranos no sentido de apoiarem o DSP a ser o Lider do Partido, no momento, davam conselhos ao DSP no sentido de soltar ou melhor, substituir os titulares dos cargos ministeriais, com processo judiciais. 

Não aceitou e posteriormente, pediu uma reunião e nela, disse que perdeu a confiança política no Baciro Djá e Abel da Silva – Secretário Nacional do PAIGC, assim as duas pediram a demissão de imediato E nessa senda de desobediência aos camaradas/colegas, o DSP passou de um Lider proeminente para um Lider sem carisma dos seus militantes.

E para tentar salvar a situação, o Presidente da República JOMAV, entrou em cena, chamou e aconselhou-lhe no sentido de proceder remodelação do seu elenco governativo, visto que não se pode fazer braço-de-ferro com a Justiça, DSP recusou e foi mais uma vez ter com o GORILA MANIETADO da ANP (C. Cassamá) requereu uma sessão parlamentar donde insultaram JOMAV durante 13 horas.
- O governo do DSP, é considerado hoje em dia, dos mais corruptos na história da Guiné. aliás, os seus membros, conseguiram construir e finalizar prédios no espaço de um ano;
- Os membros do governo do DSP, compraram casas luxuosas em Senegal, França, Portugal (um deles comprou a casa do Jogador Simão Sabrosa), tudo no espaço de um ano;

- DSP, prometeu arranjar um computador por cada aluno nas escolas públicas e não fez, quando na realidade, as escolas públicas se encontram num estado caótico e degradante, como o caso do famoso Ciclo Salvador Allende, que está a transparecer debaixo dos olhos do DSP – que demagogia é essa.

- DSP é sistematicamente acusado de intrujar as pessoas no seio do seu partido e diz, e contradiz ao mesmo tempo.
O governo de DSP é acusado de subfacturar cofres do estado em todas as obras de reparação em curso na Guiné porque, os valores levantados com a qualidade de obras realizadas, são incompatíveis.

SOBRE TRISTES ACONTECIMENTOS DO TRIBUNAL REGIONAL DE BISSAU
Digo-vos que a conexão do referido Jovem carenciado, cretino e pávido - Juiz com Camilo S. Pereira e Ndinho, não é de hoje, há muito tempo que vinha facilitando estas pessoas em vários processos e ainda, existe uma outra mulher também do mesmo Tribunal Regional, corrompido pelo Camilo, para escrever decisões e despachos ao seu favor. E este Jovem patético deixou ser iludido com dinheiro e mais um posto de emprego na OHADA (Organização para Harmonização dos Direitos de Negócios em Africa, e assim fez despacho e fugiu no mesmo dia e antes da divulgação. Que ridículo ver as pessoas cantando a vitorias dos seus tolices. 
Pergunto, se o referido Jovem é a pessoa indicada ou, se o seu posto de emprego era competente para ajuizar conflitos desta natureza porquê da sua fuga?

Mas fiquem tranquilos porque, o caso é a expulsão devida ou indevida dos deputados da nação ligados ao partido PAIGC e a preponderância dos desígnios da Constituição da República sobre os Estatutos ou não. 

Se assim for, então, o Tribunal Constitucional que é o Órgão competente para ajuizar este caso. Mas, como na Guiné, ainda não temos o Tribunal Constitucional então, o Supremo Tribunal de Justiça, que o Órgão encarregue para conflitos deste índole.

- DSP & GANGS BROTHERS, mancharam a carreira profissional deste Jovem e assim também que quer manchar a carreira política de alguns jovens do nosso glorioso partido, levando-os ao colo e contra todos os dispositivos legais, para serem empossados, criando assim, divergência entre os deputados efectivos e os substitutos no mesmo partido.

- DSP está perdido e desorientado querendo arrastar mais pessoas consigo na Prisão e até, convocou uma marcha para o dia 30 deste mês, para ver se irá conseguir fazer distúrbio no país. NÔ FORÇAS DE SEGURANÇA KA TENÉ BALA DE BORRACHA, CADA KIN PA Y FICA SIKIDU NA SI CASA DÊ.

- O que me deixa honrado e satisfeito na última semana é que a PGR, começou mesmo a ouvir alguns governantes dos quais, o actual Ministro das Finanças e a Ex Ministra da Saúde já foram ouvido apesar de faltarem muito mais pessoas ainda, para ser ouvido. Y ASSIM PROPI, TRIBUNAL Y KA PA COITADIS SÓ.


- Várias pessoas não tinham tanta simpatia ao Presi JOMAV no momento das Eleições mas, com a política responsável baseada na igualdade social e o respeito pelos bens públicos, transformou-se no político que acolhe mais carisma do povo guineense actualmente.

DOKA INTERNACIONAL- O DENUNCIANTE- O UNICO

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

NOVA ALERTA 1 - MANOBRAS EM CURSO E EXPEDIÇÕES NOCTURNAS A JUIZES

ALERTA: AMIZADE FARÃM MENDES, QUE ESTA NOITE ESTEVE EM CASA DO JUIZ PAULO SANHA, DIRIGIU-SE DEPOIS A CASA DO OUTRO JUIZ RUI NENÉ, PARA DEPOIS VOLTAR A CASA DO CIPRIANO CASSAMÁ, ESTEVE NESTAS VISITAS NOCTURNAS A CASA DOS MAGISTRADOS O AMIZADE FARÃM MENDES E ZÉ CARLOS, SECRETÁRIO-GERAL DA ANP-
OBJECTIVO LEVAR PACOTES.
QUANDO É ASSIM, É PORQUE ESTÃO A TRAMAR ALGO.

A CORRUPÇÃO CORROÍ A GUINE-BISSAU - INJONALU POR 90 MILHÕES DE FCFA ATENTOU CONTRA A SOBERANIA, LESANDO O ESTADO GUINEENSE

AFINAL O BANDIDO, VIGARISTA E IMPOSTOR QUE METEU O BEDELHO NUM CASO DE ALÇADA DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL CHEIROU DINHEIRO "SUBORNO".


O JUÍZ INJONALU INDI TERÁ RECEBIDO 90 MILHÕES DE FRANCOS CFAS PARA TAL  PRONUNCIAMENTO???
ESSE DINHEIRO TERÁ SAÍDO DE ONDE??? 


DAS PESCAS? ATRAVÉS DO ACTUAL SECRETÁRIO ESTADO DAS PESCAS?
TERÁ SIDO O ARMANDO CORREIA DIAS - NDINHO, A PESSOA QUE TRATOU DE TODO O ESQUEMA?

SÃO PERGUNTAS QUE A PGR NOS TEM QUE DAR A RESPOSTA!

NA HORA DA MUDANÇA - RECADOS A DSP: PARA NÃO BRINCAR COM O FUTURO E O DESTINO DESTE POVO

NENHUM SERVIDOR PÚBLICO, MORMENTE OS JUÍZES TEM O DIREITO DE BRINCAR COM O FUTURO E DESTINO DESTE POVO:

RECADOS AO DSP: Reposta a tranquilidade do processo político, É DEIXAR DE SER CORRUPTOR E DEIXAR DE SAQUEAR O ERÁRIO PUBLICO NACIONAL; É NÃO CORROMPERMOS OS JUÍZES IMPOSTORES, TIPO INJONALU’s, CUJA INTERVENÇÃO É NULA E INEXISTENTE:


Portanto, não pode nenhum Tribunal substituir-se ao Plenário do Supremo Tribunal de Justiça, enquanto Tribunal Constitucional.» 

Relativamente ao caso em apreço diz o constitucionalista: «Neste caso, em concreto, a decisão do Juíz do Tribunal Regional de Bissau é inexistente, à luz do disposto no Artigo 8º, em conjugação com o Artigo 82º, da Constituição.» 

E resume: «Somente a plenária da ANP tem a competência para decidir sobre a perda de mandatos.» 

NA HORA DA MUDANÇA- RECTA FINAL 3 - Tribunal Regional de Bissau não pode substituir-se ao Plenário do Supremo Tribunal de justiça – diz Constitucionalista Carlos Vamain

A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS. DSP E CIPRIANO CASSAMA, BREVEMENTE VÃO TER DE CONFESSAR A VERDADE A ESTE POVO, QUE JA NÃO CONFIA NOS DOIS CHICO-ESPERTOS, QUE TEIMAM EM PROVOCAR A DERROCADA POLITICA CORROMPENDO AS INSTITUIÇÕES , ENTIDADES E SEUS TITULARES. SOBRE O PRONUNCIAMENTO DO IMPOSTOR 
Injonalo Mariano Indi,  MANIPULADO E CORROMPIDO PARA FAZER O PRONUNCIAMENTO NUM CASO, EM QUE A PARTIDA SABE QUE NÃO LHE COMPETE E QUE É DE OUTRA ALÇADA CONSTITUCIONAL. PARA ESCLARECER , SOBRE MAIS ESTE IMBROGLIO QUE NOS É HABITUADO POR DSP PROPOMOS MAIS UM POST DO CONSAGRADO CONSTITUCIONALISTA GUINEENSE, MAIS LIVRE E ISENTO E LONGE DAS MALHAS DE CORRUPTOR DSP, QUE VEM CORROMPENDO QUASE TUDO E TODOS NA SOCIEDADE GUINEENSE.
VER: http://gaznot.com/ OU 
http://gaznot.com/?link=details_actu&id=1319&titre=Nacional 

OU SEJA:

Nacional 
Tribunal Regional de Bissau não pode substituir-se ao Plenário do Supremo Tribunal de justiça – diz Constitucionalista Carlos Vamain - 29-01-2016


Tribunal Regional de Bissau não pode substituir-se ao Plenário do Supremo Tribunal de justiça – diz Constitucionalista Carlos Vamain



A decisão do Juiz do Tribunal Regional de Bissau de ordenar os 15 deputados do PAIGC a acatarem a perda de mandato decretada pela Comissão Permanente da ANP “é inexistente, à luz do disposto no Artigo 8º, em conjugação com o disposto no Artigo 82º da Constituição” considera o constitucionalista Carlos Vamain.


Solicitado pelo GN para se pronunciar sobre esta matéria, Dr. Carlos Vamain disse: «Não requer formação específica ou especialização para se chegar à conclusão de que o Tribunal Regional não dispunha de competência para conhecer esse pedido constante da Providencia Cautelar, relacionado com a inconstitucionalidade da perda do mandato dos Deputados, que não podem ser incomodados, perseguidos, detidos, presos, julgados ou condenados pelos votos e opiniões que emitirem no exercício do seu mandato, conforme o disposto na Constituição da República da Guiné-Bissau.

Portanto, não pode nenhum Tribunal substituir-se ao Plenário do Supremo Tribunal de Justiça, enquanto Tribunal Constitucional.» 

Relativamente ao caso em apreço diz o constitucionalista: «Neste caso, em concreto, a decisão do Juíz do Tribunal Regional de Bissau é inexistente, à luz do disposto no Artigo 8º, em conjugação com o Artigo 82º, da Constituição.» 
E resume: «Somente a plenária da ANP tem a competência para decidir sobre a perda de mandatos.» 

Tribunal Regional de Bissau não pode substituir-se ao Plenário do Supremo Tribunal de justiça – Constitucionalista Carlos Vamain.


  MADEM-G15 AO SABOR DO DESTINO! PORQUE SERÁ QUE AS FORÇAS DO MAL TEIMAM  EM  ATENTAR CONTRA A INTEGRIDADE DO MOVIMENTO PARA ALTERNANCIA DEM...