quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O PRIMEIRO MINISTRO DA GUINÉ BISSAU VISITA ALGUNS PAÍSES DA SUB-REGIÃO

UMARO EL MOKTAR CISSOCÓ EMBALÓ EFECTUA VISITAS A ALGUNS PAÍSES DA CEDEAO

No seu périplo a Senegal,  Nigéria, Burquina-Faso e Costa do Marfim. 
   
Pouco antes da sua deslocação e em declarações á imprensa no Aeroporto, Umaro El Moctar Sissoco Embalo disse que esta sua visita se enquadra no âmbito de contactos com os presidentes destes paises, para falar da situacao da Guiné-Bissau e da cooperacao com os respectivos paises, bem assim das suas prioridades.

Com a  Nigeria, que é um accionista de peso junto do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) Cissocó vai passar em revista  a carteira de apoios a Guiné Bissau. E mais, que sua visita é ao convite do Presidente da Nigéria, que tem grandes influencias a nível de Africa e da nossa organização sub-regional,  

A organização, com sede em Abuja, Nigéria, integra 15 Estados membros, dois deles lusófonos (Cabo Verde – entrou apenas em 1977 - e Guiné-Bissau), oito francófonos (Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Conacri, Mali, Níger, Senegal e Togo) e cinco anglófonos (Gâmbia, Gana, Libéria, Nigéria e Serra Leoa).

Recentemente foi realizada a quinquagésima cimeira da CEDEAO em Abuja, Nigéria e que recomendou ao Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz a cumprir e fazer cumprir os termos dos acordos de Conacry, que vem sendo rejeitados pela ala do PAIGC do DSP, que reuniu o Comite Central, para entre outras recusar o Retorno Incondicional do Grupo 15 ao seio do PAIGC, além de recusa de integração ou inclusão no Governo de Umaro Cissocó.

O Primeiro Ministro Umaro Cissocó vai abordar aspectos de reforço da cooperação sul sul com os países da sub região; vai tratar da questão de retomada dos apoios do Senegal, em matéria de concessão de Bolsas de Estudos para as Universidades Senegalesas. 

No geral com todos os paises visitados preve-se o reforço de cooperação para o desenvolvimento da Guiné Bissau.

Vejam algumas imagens desta visita relâmpago:

Sobre estas visitas, vamos voltar ao assunto com mais detalhes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

GUINÉ-BISSAU MADEM-G15 A BEIRA DE MAIORIA CONFORTÁVEL

O COORDENADOR DO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ, BÁ DI POVO - O ESCOLHIDO E FAZEDOR DE CONSENSOS VEM SUBINDO CADA VEZ MAIS NA CONSIDERAÇÃO DOS GUI...