NA GUINÉ BISSAU, OS DOIS GOVERNOS DO DSP DEIXARAM MUITO A DESEJAR, POR CONTA DA CORRUPÇÃO E DA CLEPTOCRACIA; PROMOVEU E DESENVOLVEU ONDA DE ROUBALHEIRA, QUE EM MUITO LESARAM A PÁTRIA GUINEENSE:
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
NA HORA DA MUDANÇA - MINISTÉRIO PÚBLICO GUINEENSE COMBATE A CORRUPÇÃO - O QUE É CORRUPÇÃO?
O MINISTÉRIO PUBLICO GUINEENSE LUTA CONTRA CORRUPÇÃO
PARABÉNS AO PROCURADOR GERAL! PARABÉNS AO AGENTES DO MINISTÉRIO PUBLICO E PARABÉNS AOS PROCURADORES DA REPÚBLICA.
TALVEZ, ANTES DE ENTRARMOS NO TEMA VAMOS FALAR DA CORRUPÇÃO:
Divulgue ou Passe a Palavra:
O que é Corrupção:
Corrupção é o efeito ou acto de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.
Etimologicamente, o termo "corrupção" surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo.
A acção de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio.
A corrupção é um meio ilegal de se conseguir algo, sendo considerada grave crime em alguns países. Normalmente, a pratica da corrupção está relacionada com a baixa instrução política da sociedade, que muitas vezes compactua com os sistemas corruptos.
A corrupção na política pode estar presente em todos os poderes do governo, como o Legislativo, Judiciário e Executivo. No entanto, a corrupção não existe apenas na política, mas também nas relações sociais humanas, como o trabalho, por exemplo.
Para que se configure a corrupção, são precisos no mínimo dois actores: o corruptor e o corrompido, além do sujeito conivente e o sujeito irresponsável, em alguns casos.
· Corruptor: aquele que propõe uma acção ilegal para benefício próprio, de amigos ou familiares, sabendo que está infringindo a lei;
· Corrompido: aquele que aceita a execução da acção ilegal em troca de dinheiro, presentes ou outros serviços que lhe beneficiem. Este indivíduo também sabe que está infringindo a lei;
· Conivente: é o indivíduo que sabe do ato de corrupção, mas não faz nada para evitá-lo, favorecendo o corruptor e o corrompido sem ganhar nada em troca. O sujeito conivente também pode ser atuado e acusado no crime de corrupção.
· Irresponsável: é alguém que normalmente está subordinado ao corrompido ou corruptor e executa acções ilegais por ordens de seus superiores, sem ao menos saber que esses actos são ilegais. O sujeito irresponsável age mais por amizade do que por profissionalismo;
A corrupção ainda pode significar o desvirtuamento e a devassidão de hábitos e costumes, tornando-os imorais ou anti-éticos, por exemplo.
Tipos de corrupção:
· Corrupção activa: quando um indivíduo oferece dinheiro a um funcionário público em troca de benefícios próprios ou de terceiros;
· Corrupção passiva: quando um agente público pede dinheiro para alguém, em troca de facilitações para o cidadão.
Dois governantes Guiné-Bissau sob termo de identidade e residência
Dois ministros da Guiné-Bissau ouvidos hoje no Ministério Público estão submetidos à medida de coação de termo de identidade e residência, em causa a aplicação indevida de verbas para OS ENCARGOS COM A SAÚDE, cujo valor é fixo, mas que A Valentina Mendes e Geraldo Martins concedem desordenadamente, dependendo do relacionamento ou de moeda de troca de favores para o pequeno lider - DSP, uns falam até em alocação de parte da verba concedida. Tem N casos de pequenas corrupções nos 2 Governos do DSP.
Sem comentários:
Enviar um comentário