sexta-feira, 17 de novembro de 2017

GUINÉ BISSAU: A LGDH INCENTIVA A VIOLÊNCIA E COMPACTUA COM DESACATOS E CONFRONTOS AS FORÇAS DA ORDEM. SENÃO VEJAMOS:

Resultado de imagem para liga guineense dos direitos humanos
DURANTE MAIS DE UMA SEMANA ASSISTIMOS TODOS A UM DESFILE DE PROPAGANDA PERNICIOSA E QUE ATENTAM CONTRA A DEMOCRACIA E ENCORAJA A SUBVERSÃO.

ISTO PORQUE, JÁ COM OS INCONFORMADOS, AQUANDO DAS CENAS DE DESACATOS AS FORÇAS DA ORDEM HOUVE A MESMA POSIÇÃO DA LGDH, QUE PRONTAMENTE SAI EM DEFESA DOS ARRUACEIROS E DELINQUENTES.

ONTEM, VOLTARAM A COMETER OS MESMOS ERROS, INSURGINDO-SE CONTRA AS AUTORIDADES, QUE POR SINAL FORAM INJURIADOS, INSULTADOS E OFENDIDOS.


DIZENDO, QUE : A LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS REGISTOU COM PROFUNDA TRISTEZA A ATUAÇÃO DESPROPORCIONAL DAS FORÇAS DE SEGURANÇA CONTRA OS MANIFESTANTES, NO ÂMBITO DA MARCHA ORGANIZADA PELO “COLECTIVO DOS PARTIDOS DEMOCRÁTICOS”, QUANDO ESTES TENTAVAM ACEDER À PRAÇA DOS HERÓIS NACIONAIS.

FELIZMENTE, QUE TODOS SABEM QUE A MANIFESTAÇÃO DE ONTEM VISAVA, ENTRE OUTROS ASSALTAR O PALÁCIO PRESIDENCIAL.

TENTARAM CULPABILIZAR AS AUTORIDADES ESTATAIS, FALANDO DE  “DESAJUSTADA E  DESPROPORCIONAL USO DE FORÇAS, QUE TERÁ RESULTADO NA DETENÇÃO DE 14 INDIVÍDUOS, SENDO QUATRO DELES POSTERIORMENTE CONDUZIDOS AO HOSPITAL DEVIDO AOS FERIMENTOS SOFRIDOS, E MAIS DE UMA DEZENA DE FERIDOS ATÉ AO MOMENTO CONTABILIZADOS.

A LGDH VAI MAIS LONGE, DIZENDO QUE O ACTO DE DEFESA DA FLAGRANTE AGRESSÃO DE QUE OS POLICIAIS FORAM ALVOS DEVIA SER IGNORADO, PORQUE CONSTITUI UMA VIOLAÇÃO FLAGRANTE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS CIDADÃOS E QUE , ETC… E QUE O ACTO DA DEFESA DAS FORÇAS DA ORDEM REPRESENTA UMA SÉRIA AMEAÇA À DEMOCRACIA E À LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO CONSIGNADAS NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E NAS DEMAIS LEIS EM VIGOR NO PAÍS, EM ESPECIAL A LEI DA LIBERDADE DE REUNIÃO E MANIFESTAÇÕES.

A LGDH CRITICA AINDA QUE O ATO DE LEGITIMA DEFESA DAS FORÇAS DA ORDEM SE ENQUADRA NUMA ESTRATÉGIA POLÍTICA DE LIMITAR O EXERCÍCIO DOS DIREITOS E LIBERDADES FUNDAMENTAIS DOS CIDADÃOS, PELO QUE A DIREÇÃO NACIONAL DA LGDH DELIBEROU:

CONDENAR VEEMENTEMENTE AQUILO QUE CONSIDERA ACTUAÇÃO DESPROPORCIONAL E ILEGAL DAS FORÇAS DE SEGURANÇA, QUE SEGUNDO LGDH VISA ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, RESTRINGIR AS LIBERDADES DE MANIFESTAÇÃO E DE EXPRESSÃO.

ORA, TODOS OS GUINEENSES SABEM E BEM QUE NAS VÁRIAS MANIFESTAÇÕES PACIFICAS NINGUÉM FOI INCOMODADO E, MORMENTE ESPANCADO. CONTUDO, QUANDO SE ORGANIZA MANIFESTAÇÕES COM CARIS E TIQUES DE VIOLÊNCIA NENHUMA FORÇA DE ORDEM CONSEGUE FICAR INDIFERENTE E DE BRAÇOS CRUZADOS.

A ESTE PROPÓSITO, UMA QUESTÃO: AONDE ESTAVAM OS RESPONSÁVEIS DA LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS QUANDO NA CONVOCAÇÃO DA MARCHA SE INCITAVA A VIOLENCIA?
SERÁ QUE A LGDH NÃO PODIA CHAMAR ATENÇÃO AOS ORGANIZADORES SOBRE O USO DE DETERMINADAS LINGUAGENS QUE INCITAM A VIOLÊNCIA?

AGORA E DEPOIS DOS ORGANIZADORES INDUZIRAM O USO DE VIOLENCIA NA MANIFESTAÇÃO, QUE DE PACIFICO NÃO TINHA NADA, A LIGA ENTENDE QUE AS AUTORIDADES DEVIAM FICAR SEM DAR A CORRESPECTIVA RESPOSTAS?

AFINAL, A LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS SABE EXIGIR?

QUE EXIGEM A LIBERTAÇÃO IMEDIATA E INCONDICIONAL DE TODOS OS DETIDOS EM CONEXÃO COM ESTA MARCHA. QUE GOZADO…. PARECE QUE A LIGA TEM JÁ FORMATADO NO SEU COMPUTADOR UM MODELO ESTANQUE DE COMUNICADOS. COMO EXIGER LIBERTAÇÃO IMEDIATA E INCONDICIONAL SE OS APANHADOS A ATIRAR PEDRAS E OUTROS OBJECTOS SÓ FORAM OUVIDOS E SOLTOS NA HORA POR ORDEM DO MINISTRO, MESMO ANTES DA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DA NOTA DA LIGA?

ESTA LIGA É MESMO MANIPULÁVEL. ALIÁS, VÊ-SE MESMO PELO TIPO DE EXIGENCIAS QUE TENTA FAZER AO GOVERNO, PORQUE NÃO TERÁ EXIGIDO AOS ORGANIZADORES E MANIFESTANTES MAIS CIVISMO E POSTURA DEMOCRÁTICO? PORQUE A LIGA NUNCA FAZ COMUNICADO OU ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO JUNTO DAS FORÇAS POLITICAS PARA EVITAREM DE INCENTIVAR OU FOMENTAR VIOLÊNCIAS VERBAIS E NAS MANIFESTAÇÕES “DITAS PACIFICAS” ?

COM QUE CARA VEM A LGDH,EXORTAR O GOVERNO, EM PARTICULAR O MINISTÉRIO DO INTERIOR NO SENTIDO DE SE ABSTEREM DA PRATICA DE ATOS SUSCEPTÍVEIS DE AGRAVAR AINDA MAIS O FRÁGIL AMBIENTE POLÍTICO VIGENTE;

QUE ABSURDO, OS RESPONSÁVEIS DA LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS TIVERAM O DESPLANTE  DE TENTAR CONDICIONAR AS FORÇAS DA ORDEM E DE SEGURANÇA PARA ABSTEREM DE ASSUMPÇÃO DAS SUAS RESPONSABILIDADES? O QUE QUER AFINAL A LIGA, UM ESTADO EFECTIVO DE CAOS OU MERGULHADO NA ONDA DE PROVOCAÇÕES, MALCRIAÇÕES E NA IMPUNIDADE GENERALIZADA?

AS FORÇAS DE SEGURANÇA TEM CADEIAS DE COMANDO BEM DEFINIDAS E NÃO PODEM RECEBER ORDENS DE FORMA ALGUMA DE NUNO NABIANDA OU DE DOMINGOS PEREIRA. TÃO POUCO DA LGDH.

NÓS PENSAMOS QUE A LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS SERIA A PRIMEIRA ORGANIZAÇÃO CÍVICA A RECOMENDAR CIVISMO NA CONVOCAÇÃO E REALIZAÇÃO DE MARCHAS OU OUTRAS FORMAS DE MANIFESTAÇÕES. E NÃO O CONTRÁRIO, ISTO É, COMPACTUAR E APOIAR MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA, SOBRETUDO ORGANIZADOS POR PARTIDOS POLÍTICOS E DA RESPONSABILIDADE DO PAIGC – PARTIDO LIBERTADOR.

O MINISTÉRIO PÚBLICO DEVE É ABRIR UM INQUÉRITO TRANSPARENTE E CONCLUSIVO COM VISTA AO ESCLARECIMENTO CABAL DAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE LEVARAM O LÍDER DO PAIGC A PERSEGUIR E EXPULSAR 15 DEPUTADOS DO PAIGC, BEM ASSIM DA UTILIZAÇÃO INDEVIDA DOS DINHEIROS DO SECTOR PRIVADO E AINDA DO DEPÓSITO DE 1 BILIÃO DE FRANCOS CFA NA CONTA TUTELADA POR CALIFA SEIDE, ENTRE OUTROS CRIMES ECONÓMICOS TAIS COMO DO FAMIGERADO RESGATE; DA COMPRA DE VIATURAS BLINDADAS E DAS 70 DUPLA CABINAS OSTENTADAS EM SETEMBRO ULTIMO, DEVENDO O MINISTÉRIO PÚBLICO SER CONSEQUENTE NA RESPONSABILIZAÇÃO CRIMINAL DO DSP E SEUS CAPANGAS OU HOSTES.

A VELEIDADE, LIGEIREZA E CONEXÕES OU PROMISCUIDADE ENTRE OS DEVERES CÍVICOS E POLÍTICOS DOS RESPONSÁVEIS DE LIGA DEVEM MERECER O SEU CORRESPECTIVO PROCEDIMENTO CRIMINAL.

PELA VERDADE E FRONTALIDADE DOS RESPONSÁVEIS E DIRIGENTES CÍVICOS! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

GUINÉ-BISSAU MADEM-G15 A BEIRA DE MAIORIA CONFORTÁVEL

O COORDENADOR DO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ, BÁ DI POVO - O ESCOLHIDO E FAZEDOR DE CONSENSOS VEM SUBINDO CADA VEZ MAIS NA CONSIDERAÇÃO DOS GUI...