domingo, 29 de julho de 2018

GUINE-BISSAU: MADEM-G15 EM FOCO E NUMA DINÂMICA IMPRESSIONANTE - SEMPRE A SUBIR:


“Na política não basta só ser inteligente, pois que temos de ser capazes de traduzir em realizações práticas as nossas ideias” – Feterkinham

Tem políticos inteligentes e bons em politica, mas que não se dão com gestão, isto é, que não sabem gerir ou assumir responsabilidades de gestão de coisas públicas. Muitos até têm ânsias e ganancias com dinheiros ou bens públicos e cometem fraudes, desvios de procedimentos e praticam cenas de corrupção, esbanjando bens pde todos nós.

A gestão é bem mais que uma disciplina, pois que aprende-se ao longo de anos, pelo que não basta só ter um curso e apregoar-se de ser bom gestor. Muitos tem PHD e não sabem gerir ou mesmo dirigir sua casa e organizar suas coisas. Muitos políticos e até alguns lideres de formações politicas não sabem gerir e tão pouco deram mostras de saberem gerir sua casa, pequeno escritório, organizações, etc.

De facto, o mundo está cheio de políticas bagatelas com capacidades de retórica e de saber falar coisas bonitas. 
Contudo, o que conta é aqueles que têm capacidade de traduzir ou materializar na prática o que pensam e não ficar só em pensamentos e palavras.

Neste particular, o Braima Camará é um exemplo muito vivo e positivo. Tem uma mestria e aptidões invejáveis, bastando simplesmente ser autodidacta e com formações dirigidas e práticas – o que justifica seu nível e performance comprovados no meio empresarial e nas comunidades sub-regionais. Quem sabe, sabe. O BÁ-QUECUTÓ TEM ALTA CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO EFECTIVA DE PROJECTOS E SABE GERIR, SEM RISCOS. “I CATA PANTA PA DINHERU, NIM I KATA IABRIL CABEÇA PA FACI ASNERAS SUMA NHU DIMINGO MANOBRAS.

Todos querem, mas nem todos podem ou sabem fazer!

Por outro lado, na Guine Bissau é do conhecimento e sabedoria popular de que “si festa na sabi dinoti, parmanhã ku bu ta sibil ó sintil”, significando que: se a festa da noite vai ser boa, é nas primeiras horas do dia que o percebemos ou sabemos, pelas movimentações ou preparativos.

Neste caso, a analogia ou semelhança vai para o sucesso ou capacidade de realização prática dos responsáveis do projecto ou programa de MADEM-G15, que vem desenvolvendo algumas acções prementes e essenciais nestes momentos primeiros de sua existência. Basta dizer que o seu Programa preconiza para o Sector da Cooperação Internacional e Integração Regional, a resolução do grande desafio da politica externa guineense.
Nas ultimas semanas a Coordenação de MADEM-G15 vem encetando contactos com comunidades, organizações e representações nacionais e internacionais, para dar a conhecer seu projecto e programa, tendo em vista a consolidação do Movimento para Alternância Democrática – MADEM-G15, junto dos parceiros.

Para MADEM-G15 o grande desafio em matéria de Cooperação Internacional reside na transformação da imagem negativa que o país projecta para o mundo, em resultado da constante instabilidade governativa, dos ecos perturbadores sobre o tráfico de droga, assim como da necessidade urgente de dinamização e coordenação de forma responsável das ajudas de desenvolvimento.

Outrossim, a politica externa deve visara credibilidade progressiva do país como um recanto de paz e de tranquilidade, procurando atrair investimento estrangeiros, além de voltar a captar a atenção dos antigos e tradicionais parceiros de desenvolvimento, através da demonstração da nossa vontade de aproveitarmos com eficácia as ajudas e parcerias estratégicas.

Neste âmbito MADEM-G15 VAI DINAMIZAR e promover a consolidação da integração regional, através das instituições da sub-Região (CEDEAO, UEMOA e CPLP), bem assim o reforço da cooperação para a segurança regional e internacional.

Todas estas acções, no seu conjunto, serão direccionados a beneficiar a Nação no seu todo, assim como zelar pelo bem-estar das nossas comunidades espalhados pelo mundo, valorizando a sua condição de cidadãos guineenses de pleno direito e incentivar  a sua participação no processo  de desenvolvimento económico, politico, social e cultural do país.

É nesta base que podemos entender e enquadrar o ciclo de contactos da cúpula de MADEM-G15 junto de algumas estruturas internas e de representações internacionais.


a.




A este propósito queremos destacar o savoir-faire ou experiencia acumulada do Braima Camará junto de organizações empresariais sub-Regionais, ou seja junto da UEMOA e da CPLP, onde se tem destacado com menções de Honra.

Braima Camará incentiva seus camaradas a, desde logo, se pugnarem pelo reconhecimento e apoio dos esforços para o alcance da segurança mundial, posicionando contra as novas ameaças de terrorismo no mundo e na região da Africa Ocidental, no que vai desenvolver esforços para a consolidação da paz definitiva na Região de Casamança e da  nossa sub-Região em geral.

Os responsáveis de MADEM-G15 dão muita importância a consolidação das relações de confiança, amizade e de parceria bilateral e multilateral com tradicionais países e instituições parceiras, particularmente  com a União Europeia, União Africana assim como Instituições financeiras parceiras do desenvolvimento da Guine Bissau (EU, BAD, BOAD, BADEA e Sistema das Nações Unidas.

Nesta senda MADEM G-15 quer ainda ver reforçadas as relações com o Banco Mundial e FMI. E mais, a Ajuda Publica ao Desenvolvimento vai ser devidamente tratado em consonância com os desideratos de boa gestão de coisas públicas.

Ainda no âmbito da Cooperação Internacional MADEM-G15 conta, entre outras:

- Incrementar a Cooperação com os países da sub-Região e com os parceiros tradicionais de desenvolvimento;

- Coordenar esforços com os países da sub-Região na luta contra o crime organizado e o trafico de droga;

- Redimensionar e dignificar as nossas representações diplomáticas no exterior e reforçar a sua missão de atração e captação de investimentos públicos e privados para o país;

- Incentivar a cooperação Sul-Sul, sobretudo com os blocos económicos dos países emergentes;

- Criar uma estrutura de apoio ao Governo na gestão da cooperação internacional e coordenação efectiva da ajuda ao desenvolvimento (da mesa redonda), bem como reforçar a capacidade de planeamento e de monitorização das estratégias de desenvolvimento, com vista a enquadrar as intervenções dos sectores nacionais e externos.


PASSEM A PALAVRA E DIVULGUEM AMPLAMENMTE.

Próximo tema sobre: MADEM-G15 e a JUVENTUDE

quarta-feira, 25 de julho de 2018

PANEGÍRICO OU ELOGIO E SOLIDARIZAÇÃO com Doka Internacional


Resultado de imagem para doka internacional é militante do paigc
A VERDADE SEMPRE VINGA, MESMO QUERENDO SER NEGADA POR CONSAGRADOS ADVOGADOS TIPO SÁ FERNANDES, INCITADO PELO KRAFFT CROSTA.

Menos de 5 meses depois do famigerado julgamento de DOKA INTERNACIONAL, a Paula e o marido Simões Pereira continuam na queixa contra OGIVA nuclear que já foi absolvido 2 vezes, onde a Juíza e o Ministério mandaram arquivar o processo por não conseguirem provar crime algum nos escritos publicado no DOKA INTERNACIONAL, que foi absolvido pelo tribunal, depois de terem conseguido, pela segunda vez, levá-lo a julgamento, sob pretexto de não estarem satisfeitos com o julgamento anterior. E isto por duas vezes.

O Cá Fernandos tem muita facilidade de acesso e de avessar os Tribunais da Relação! Porque será? Donde vem tamanha facilidade, será que vem sendo auxiliado por algum descendente familiar, segundo alguns rumores da praça de Bissau?

COMO VÃO PAGAR OS HONORÁRIOS DO Dr. Risardo Cá Fernandos e com que dinheiro? Não será com dinheiros que poderiam ser aplicados nos Hospitais da Guine Bissau?

Quando se é renomado advogado e, em termos éticos deve-se abster da defesa de uma constituinte bandida, corruptor e corruptível; quem desvia cerca de 300 milhões de Francos CFA quando exercia o cargo do Director Geral do Tesouro guineense e com sentença de seis anos de prisão fechado e transitado em julgado na Guiné Bissau não deve merecer o apadrinhamento judicial do Risardo Cá Fernandos; que grande absurdo e safadeza de uma Deputada da Nação Guineense tentar dissimular um crime julgado e condenado no seu país em Africa e depois ir apresentar queixa na Europa, em Portugal contra quem tenha aludido ao tal julgamento e condenação ocorrida em Bissau.

Isto nos faz lembrar um outro caso também com condenação transitado em julgado de prisão fechado e que por magia do marido da Senhora Paula Simões Pereira, ainda líder do PAIGC acaba sendo eleito Deputado da Nação pela lista do PAIGC, devidamente proposto e avalisado pelo Supremo Tribunal da Justiça, tal como avalizaram o nome desta Deputada guineense  que vai meter queixa em Portugal, para poder ludibriar a justiça portuguesa pelas mãos do Kraft Krosta e Risardo Cá Fernandos
  
Supostamente abalados e fragilizados, a esposa e o marido Simões Pereira querem a todo custo ouvir de um colectivo de juízes de que foi vitima de calunia. Como assim, calunia de que teve a condenação transitado em julgado por um crime de lesar a pátria guineense em mais de 300 Milhões de Francos CFA?

As fontes de Ditadura do Progresso sabe que a equipa do Doka Internacional em Bissau vem acompanhando a par e passo mais esta farsa de julgamento para satisfação do ego da donzela violentada. POUCA VERGONHA TEM LIMITES. Como fazer provas ao Tribunal Português de que nunca foi condenada e, mormente presa julgada e condenada em pena severa de prisão fechado nos calabouços de Mansoa.

O Risardo Cá Fernandos devia dizer-nos ou explicar direitinho se em Portugal um condenado em prisão fechado pode sair do calabouço para ir trabalhar na CPLP e na Embaixada para depois entrar na lista de candidato a deputado e numa posição privilegiada na lista, donde virá ser eleita ao cargo do deputado da Nação Portuguesa?

Nojento a falta de vergonhas e fraude. Isto é corrupção e dá prisão numa sociedade tipo portuguesa, onde os valores da justiça estão acima da tentativa de branquear a imagem do marido e esposa simões pereira.
Em suma, na "falta de provas inequívocas" da não prisão e/ou da não condenação e da não prisão da madame Simões Pereira deve-se evocar o basilar princípio in dubio pro réu: “Na dúvida nenhum homem deve ser condenado. Na dúvida, absolve-se”.

E não havendo falcatruas ou conluio de um órgão da soberania DOKA INTERNACIONAL DEVE SER PELA TERCEIRA VEZ ABSOLVIDO E PAGA NUMA INDEMNIZAÇÃO PELO TRANSTORNO E DANOS CAUSADOS PELO RECURSO DOENTIO A JUSTIÇA PORTUGUESA NA ANSIA DE LUDIBRIAR A SOCIEDADE GUINEENSE.

DITADURA DO PROGRESSO SABE QUE A EQUIPA DO DOKA INTERNACIONAL PONDERA RESERVA-SE O DIREITO DE MOVER UMA QUEIXA CRIME CONTRA O CASAL SIMÕES PEREIRA NA GUINE BISSAU, ONDE O ESTADO OU TESOURO GUINEENSE FOI LESADO EM MAIS DE 300 MILHÕES, POR UM DOS CONJUGES LARÁPIOS E SALTEADORES DOS DINHEIROS DE ESTADO.

GUINE BISSAU: CONTINUA A RETÓRICA VINDA DAS HOSTES DO PAIGC DE DOMINGOS, ENQUANTO VÃO TENTANDO CONDICIONAR A CAMINHADA VITORIOSA DO MADEM G15 E TENTAM BARALHAR O PODER JUDICIAL.


Amor e ódio para políticos é geral, pois que marcam a personalidade de todas as figuras públicas na sua generalidade, sobre quais se têm dito e escrito uma infinidade e diversidades de coisas.

No tocante a figura do Engenheiro Domingos Simão Pereira, cuja atuação enquanto líder do governo foi altamente condenável, devido a utilização indevida e abusiva de fundos públicos, tendo favorecido na sua maioria grupo de indivíduos das suas relações.

Enquanto defraudava e desbaratava os erários públicos foi apregoando com ajuda de Mídias de que ele é Salvador da Pátria, ocultando a sua verdadeira faceta de saqueador de cofres de Estado em proveito próprio.

Hoje conhecido como manipulador nato, Domingos Pereira tem seduzido parte de jovens ávidos de mudanças e de novas tecnologias, usando elementos de corrupção para reter gentes esclarecida que a troco de luvas e de benesses vão enganando grupo de jovens de que o Domingos é única figura capaz de resgatar a Guiné Bissau da crónica instabilidade e atrasos por cíclicos conflitos políticos e corrupção.


Esta casta de políticos a serviço de Domingos vai inventando frases que vão repetindo através de Mídias que ele é único Intelectual guineense reconhecido além-fronteiras. Que teve uma boa gestão da CPLP, quando é sabido que teve uma gestão desastrosa, onde deixou uma marca indelével de corrupção com utilização inadequada e escandalosa de dinheiros que os Estados e Governos põem a disposição da organização.


De facto depois do VIII Congresso de Cacheu a mascara de Domingos foi caindo e hoje é visto por camaradas veteranos do PAIGC e pelos jovens/geração moderna como alguém que jamais consegue guiar a Guiné Bissau para os caminhos do desenvolvimento. Isto porque tem dado mostras de intolerância e de perseguição de todos aqueles que não comungam ou criticam sua forma corrupta de abordar e dirigir o partido de Cabral e dos combatentes.


É unânime entre os guineenses que o bandido do Engenheiro Domingos só se preocupa em resolver seus problemas e de seus amigos e grupinho de apoiantes, que continuam a manipular militantes do partido com ajuda de algumas figuras de referência do partido.

Em consequência, todas as figuras mais bem preparadas, incluindo alguns quadros, veteranos e dirigentes da nova geração que o país produziu foram perseguidos e afastados dos órgãos e estruturas do partido, contrariando as linhas de Amílcar Cabral e os princípios do PAIGC.


Apoiado por uma minoria ofusca, inexpressivas e corruptas que a cerca de quatro anos a esta parte sequestraram a cúpula do partido histórico guineense, o PAIGC. Esta franja conhecida da nossa praça muito cedo recusaram aceitar aqueles que tenham outra visão da política para o desenvolvimento do país.


Em abono da verdade eles não estão preparados para uma nova realidade política na Guiné-Bissau, mormente aceitar o Movimento para Alternância Democrática, concebido pelo G15, que visa construir na Guiné Bissau um país onde os Doutores, Engenheiros, Arquitetos e Economistas e tudo o que é intelectual, tenham lugar na primeira e não na quarta fila como pretende o ainda líder do PAIGC e Sua Gentes.

MADEM G15 DEVOLVEU ESPERANÇAS AOS GUINEENSES E PROMETE UMA SOCIEDADE AONDE CABEM TODOS OS GUINEENSES E TODAS AS SENSIBILIDADES POLITICAS E IDEOLÓGICAS, ONDE O OBJECTIVO É VALORIZAR O HOMEM GUINEENSE E O TRABALHO PRODUTIVO.

Para história fica um PAIGC de Combatentes, de heróis e de mártires da Luta de Libertação Nacional que hoje conta nos órgãos e estruturas dirigentes, que são ocupadas por NHA DJINTIS de Domingos. Gentes de duvidosa índole e carácter pouco recomendáveis, que se instalaram na cúpula do PAIGC para melhor se abrigarem e se protegerem da justiça, por serem delinquentes e lúmpens são esses os atores principais na cúpula e Sede do PAIGC. 

São eles que ditam as regras do jogo e definem a vida dos Camaradas do PAIGC, cujo Veteranos andam descontentes, mas não ousam reagir para dizer um ruidoso basta a este Líder infantil, intolerante, corrupto e corruptor chamado Domingos Simões Pereira, pai do famigerado Resgate que rebentou com a economia guineense, lesando a Pátria.
Resultado de imagem para paigc

O Engenheiro Domingos Simões Pereira, representa tudo aquilo que o PAIGC sempre combateu ao longo de décadas: um dirigente intolerante, que persegue seus camaradas, egoísta, ganancioso e com ambição desmedida.

Compete, obviamente, a jovém organização lutar e resgatar a Guiné Bissau das garras de chantagens e de manipulação do Domingos e relançar o país rumo a modernidade, restituindo o prestigio e o bom nome da Guine Bissau Terra de Homens lutadores, trabalhadores e honestos.

O Povo Guineense pede ao MADEM G15, o saneamento de taras, vícios e sequelas que o Domingos em curto espaço de governação conseguiu instaurar, desvirtuando as conquistas de Cabral e dos nossos Heróis e veteranos de Luta de Libertação.

De MADEM G15 espera-se ainda o resgate dos valores de luta concebidos pelo Saudoso e Imortal Amílcar Cabral.


A proliferação dos partidos políticos deve ser encorajado pelo MADEM G15, com vistas a aprimorar a diversidade e combate político em Novembro de 2018, em busca de alternância politica em prol da promoção da boa Governação, da melhoria da cooperação internacional e da integração regional; assim como promover o crescimento económico, através da reestruturação e dinamização dos sectores criadores de riqueza.

Que estas premissas sejam direcionadas a Promoção dedo desenvolvimento através do reforço do capital humano e valorização da qualidade de vida dos cidadãos.

São estes propósitos que inspiram ou motivam MADEM G15 em acolher e reagrupar todos aqueles camaradas que ao longo de décadas serviram o partido de Cabral e de combatentes nas Zonas de Bissau, Regiões, Sectores e Secções, mas que infelizmente pela ganancia e tendências de Domingos e sua corja de NHA DJINTIS, perseguiram e expulsaram, por não terem nada na cabeça além de corrupção.


quinta-feira, 19 de julho de 2018

Guiné Bissau: O PRESIDENTE JOMAV INSTOU OS ESTADOS MEMBROS DA CPLP A ADOTAREM O ESTATUTO DO CIDADÃO LUSÓFONO:

CABO VERDE

CPLP: Os discursos da cimeira do Sal


Em Cabo Verde o Presidente JOMAV da Guiné Bissau instou os Estados membros a adotarem o Estatuto do Cidadão Lusófono, pois que: "É HORA DE NÓS AVANÇARMOS PARA ADOÇÃO DA CONVENÇÃO QUADRO, RELATIVO AO ESTATUTO DO CIDADÃO DA CPLP. É TEMPO DE NÓS CONCRETIZARMOS O ACORDO RELATIVO AOS VISTOS DE MÚLTIPLAS ENTRADAS, RUBRICADAS EM BRASILIA EM 2002".


A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem mesmo de avançar no domínio da mobilidade. Foi a tónica dominante nos discursos dos líderes lusófonos na abertura do encontro em Cabo Verde. Até Obiang falou em português.
default
Foto de família dos líderes da CPLP
No dia do 22º. aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, deu as boas-vindas aos dirigentes que participam na cimeira do Sal.


A sessão de abertura da cimeira foi presidida pelo chefe de Estado do Brasil, Michel Temer, que fez o balanço dos dois anos da presidência brasileira. "Tivemos a satisfação de sedear no Brasil diversas reuniões com delegações dos países da CPLP. Na área da segurança alimentar e nutricional reforçamos a articulação. Também na área da saúde nós tivemos avanços significativos", concluiu Michel Temer, antes de passar o testemunho ao seu homólogo cabo-verdiano.


Assumida a presidência, Jorge Carlos Fonseca reafirmou um velho desejo e objetivo de Cabo Verde: progresso no capítulo da mobilidade, um dos maiores desafios da CPLP. "Espero que durante esta Cimeira se possa obter avanços significativos. A tarefa é muito difícil, no entanto, o nosso dever é tudo fazer para que um dia possamos livremente deslocarmos neste espaço que é comum", sublinhou.

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, instou os Estados-membros a adotarem o Estatuto do Cidadão da CPLP: "É tempo de concretizarmos o acordo relativo aos vistos de múltiplas entradas rubricado em Brasília em 2002."

Angola já aboliu vistos

O Presidente de Angola, João Lourenço, mencionou os passos que o seu país está a dar no domínio da mobilidade. "Angola deu já alguns passos e aboliu, por exemplo, os vistos em passaportes ordinários com Cabo Verde e Moçambique e simplificou o processo de aquisição de vistos para os cidadãos dos restantes Estados-membros."

OUVIR AQUI: PASSAGEM dos discursos da cimeira do Sal - OUVIR AQUI

Discurso quase idêntico teve o Presidente são-tomense. "São Tomé e Príncipe alcançou dois grandes progressos nesta matéria: a isenção de vistos por um período de 15 dias aos cidadãos dos países-membros da CPLP, bem como a atribuição da nacionalidade santomense a todos os cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que se encontravam no país a 12 de julho de 1975, data da proclamação da Independência Nacional ", informou Evaristo de Carvalho.

A questão da mobilidade também não passou de lado no discurso do Presidente português. "Temos e podemos fazer ainda mais e melhor, temos de olhar mais para as pessoas, para o seu estatuto, para os seus problemas concretos, olhar mais para a mobilidade pessoal, social, económica, empresarial e financeira ", desafiou Marcelo Rebelo de Sousa.

Obiang discursa em português

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, mostrou que está a aprender o português e foi na língua de Camões que discursou para assegurar que o seu país está a cumprir o roteiro estabelecido com a CPLP. "Após quatro anos da nossa admissão à CPLP, o roteiro da nossa integração tem sido seguido de forma paulatina e segura", disse.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, afirmou que o diálogo em curso com a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) deverá conduzir a uma paz duradoura no país. "Estamos confiantes que o diálogo que mantemos poderá trazer uma paz efetiva e duradoura, apesar dos receios iniciais devido ao desaparecimento físico daquele que foi o principal interlocutor com o nosso Governo, o senhor Afonso Dhlakama, líder da RENAMO, o maior partido da oposição".

Cabo Verde assumiu a presidência da CPLP por um período de dois anos, tendo como lema "Cultura, Pessoas e Oceanos".
https://mail.google.com/mail/u/0/h/dz7x8pn0pgi7/?view=att&th=164af62a3abf1e9a&attid=0.1&disp=vah&realattid=164af6196d27e4ec24d1&safe=1&zw

quarta-feira, 18 de julho de 2018

GUINE BISSAU: ALERTA... O EMBAIXADOR VITOR SANTOS DA UNIÃO EUROPEIA USA FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA PARA ORGIA POLITICA DO AINDA LIDER DO PAIGC


ORGIA OU BACANAL POLITICA PARA DELEITAR O AINDA LIDER DO PAIGC, QUE SEDUZIU O EMBAIXADOR DA UNIÃO EUROPEIA A KAMASUTRA COM FUNDOS QUE A UNIÃO EUROPEIA DEVIA CONSAGRAR A AJUDA REAL PARA A GUINE BISSAU.
 Resultado de imagem para embaixador da União Europeia na guine bissau
COM EFEITO, ESTE EMBAIXADOR BANDIDO, QUE SE DÁ PELO NOME DE VITOR MADEIRA DOS SANTOS, VEM PROMOVENDO BACANAL DE KAMASUTRA OU PROSTITUIR OS FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA, DESTINADOS A APOIAR A GUINE BISSAU PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS NOS SECTORES DA SAUDE MATERNO INFANTIL E DO ENSINO. DESVIA E CANALIZA ESTE DINHEIRO PARA SERVIR AS GANANCIAS E CAPRICHOS DE SEUS COMPADRES DA ALA DO DOMINGOS SIMÕES NO PAIGC.

DEPOIS DE ANUNCIO VERGONHOSO DE QUE VAI CANALIZAR OU DOAR 500 MIL EUROS DO FUNDO DA UNIÃO EUROPEIA, PARA COMPRA DE VIATURAS DE ALTO RANK A UM GOVERNO MORRIBUNDO, AO QUAL SÓ RESTAM 4 (QUATRO) MESES PARA 18 DE NOVEMBRO (TERMO DA SUA MISSÃO) E CUJO PRIMEIRO-MINISTRO MONOPOLIZA E CENTRALIZA AS FUNÇÕES DOS MINISTÉRIOS DA ECONOMIA E DAS FINANÇAS, QUE DESASTROSAMENTE VEM ACUMULANDO COM AS DO CHEFE DE GOVERNO.

O QUE LEVA DE FACTO O EMBAIXADOR PERSONA NON GRATA A QUERER PREMIAR O PRIMEIRO-MINISTRO QUE SEQUESTROU AS FUNÇÕES DOS MINISTROS DAS FINANÇAS E DA ECONOMIA, QUE MANTÊM REFENS?

ESTE PERSONA NON GRATA DA UINIÃO EUROPEIA NA GUINÉ BISSAU NÃO SABE CALCULAR O TERMO DE MANDATO DE UM GOVERNO QUE TEM UMA MISSÃO DE ORGANIZAR ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 18 DE NOVEMBRO, QUE ACABAM DENTRO DE 4 MESES?

ESTE BANDIDO DE PERSONA NÃO GRATA, QUE AO LONGO DA SUA ESTADA INDESEJAVEL NA GUINE BISSAU APRIMOROU LAÇOS PESSOAIS E DE BACANAL COM O DIMINGO SASSA-MOTEMA, TEM O DESPLANTE E OUSADIA DE PROMOVER DE FORMA TENDENCIAL UM PSEUDO ESTUDO QUE TAMBÉM FINANCIOU COM FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA PARA TENTAR IMPINGIR NA MENTE DOS GUINEENSES QUE DOMINGOS SIMÕES É UM CANDIDATO DA SUA TURMA DE KAMASUTRUA;


ESTE ESTUDO, QUE VAI SER LANÇADO HOJE DIA 18 DE JULHO, FOI ENCOMENDADO E FEITO PARA VIR DIZER AOS GUINEENSES DE QUE O VIGARISTA E MANIPULADOR DO AINDA LIDER DO PAIGC É QUE DEVE GANHAR ELEIÇÕES PARA QUEBRAR A FORÇA DE JOMAV JUNTO DAS POPULAÇÕES.

ESTÃO A FAZER DE TUDO PARA CONTRARIAR AS ASCULTAÇÕES QUE DÃO CONTA DE QUE SE AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS FOR A 18 DE NOVEMBRO O PAIGC DE DOMINGOS NÃO OBTERÁ MAIS DE 20 DEPUTADOS, DANDO VANTAGENS AO PRS E MADEM G15.

ESTE EMBAIXADOR PERSONA NON GRATA DA UNIÃO EUROPEIA MANIFESTA DESCARADAMENTE SUAS PREFERENCIAS PARA ORGIA POLITICA, PROSTITUINDO OS FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA NA GUINE BISSAU. ISTO, NUMA ALTURA EM QUE O PRESIDENTE DA REPUBLICA JOMAV VEM APELANDO AOS PARCEIROS A DEVIDA E JUSTA CONTRIBUIÇÃO PARA OBTENÇÃO DE 3.5 MILHÕES PARA AS ELEIÇÕES :

GUINÉ BISSAU PRECISA DE TRÊS MILHÕES DE EUROS PARA ELEIÇÕES DE NOVEMBRO

O Presidente da Guiné Bissau, José Mário Vaz, disse hoje que faltam ao país cerca de 3,5 milhões de dólares (três milhões de euros) para fechar o orçamento para a realização das eleições legislativas marcadas para 18 de novembro.

"Estamos aqui para informar os nossos pares sobre a situação da Guiné Bissau. Dia 18 de novembro estão marcadas as eleições legislativas e estamos a enfrentar algumas dificuldades neste momento", disse José Mário Vaz à chegada hoje a Santa Maria, na ilha do Sal.

; E NUMA ALTURA EM QUE:

Eleições legislativasPresidente da CNE preocupado com indefinição da data de início do recenseamento eleitoral
APESAR DE TUDO O EMBAIXADOR PERSONA NON GRATA VAI DISTRIBUINDO E DESPERDIÇAR FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA COM O PAIGC DO DOMINGOS, PORQUE A CAON TEM SUA SEDE AO LADO DO PAIGC.

É CASO PARA SE QUESTIONAR: QUEM SÃO NA VERDADE OS RESPONSAVEIS DA CELULA DE APOIO AO ORDENADOR NACIONAL DOS FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA (CAON) E QUE LIGAÇÕES ESTRANHAS MANTEM COM CELULAS DE KAMASUTRA DO DOMINGOS?  

terça-feira, 17 de julho de 2018

AS COISAS MUDAM COM O PODER DE PERDÃO. DE FACTO, O PERDÃO TEM O PODER DE MUDAR AS COISAS.


Só perdoa quem é forte!
 Imagem relacionada
Quando se é Líder ou condutor de Homens é recomendável que seja tolerante e flexível, sob pena de afastar ou eliminar todos a sua volta. Foi esta percepção que que levou Amílcar Cabral a desenvolver o principio de RECUPERAÇÃO DE HOMEM, baseado numa cultura de tolerância e de aceitação de valores.  

Há dias e de repente quando menos esperava vi um vídeo do ano passado de uns amigos, e como não podia deixar de ser, ri-me para depois começar a rolar algumas lágrimas.

Ao observar o momento e o contexto em que aquelas imagens foram feitas fiquei triste, sobretudo quando pensei sobre as intrigas que levaram a que aquelas imagens fossem hoje tidas como indesejáveis ou censuradas.

Enquanto observava o vídeo salta-me as recordações que de na verdade houve desencontros e desacertos entre amigos. 

De facto, um deles ofendeu o outro, para depois os dois se ferirem-se naquilo que foi uma luta alimentada pelo orgulho de ambos. Foi realmente uma injustiça, contudo o momento não era de aferir o passado de ambos.

Na imagem todos riam e exaltavam  suas alegrias e satisfação do momento de tão agradável que era, por isso dei a devida importância a onda de intrigas que conseguiu corroer as relações entre ambas figuras da actualidade politica guineense.

Em apenas alguns segundos o clima mudou, a alegria repentina deu lugar à amargura por saber que hoje o grupo está desunido e vitima de campanhas de intrigas que minaram suas relações.  Aquilo que foi um problema simples de relacionamento entre ambos, acabou-se tornando em momentos de dores e de incompreensão entre os dois amigos e suas respectivas bases de apoio!

Em abono da verdade “Amigos, todos erram uns aos outros.  Ninguém é perfeito”. O que vale ou conta é as nossas capacidades de ultrapassarmos o mal-estar decorrente de falhas ou omissões comportamentais ou de ofensas indirectas por vezes.

Tem aqueles com real capacidade de encaixe ou de superação para os quais tudo passa rapidamente e sem deixar sequelas. E continuam falando coisas boas sobre aquele que o injustiçou ou que o destrinçou. E para esses todo o peso se foi… o clima voltou a ser alegre e descontraído…Todos saem abençoados por aquela atitude.

Dois amigos, dois caracteres e dois comportamentos, duas atitudes diferentes! Um coração amargurado e rancoroso, outro coração perdoador e cheio da afeição ou de crenças em Deus!

É caso para se dizer que personalidades distintas comportamentos e atitudes distintos. E mais, na política as pessoas se encontram já na maioridade, tendo cada um sua matriz comportamental ou paradigma educacional diferentes. Daí que se deve tolerar numa relação e situação politica. Os homens se devem tolerar uns aos outros.


Neste particular vamos ter de lembrar e parafrasear Amílcar Cabral que sempre apregoou “A POLITICA DE RECUPERAÇÃO DE HOMEM, ENQUANTO PESSOA HUMANA”.

No começo nem todos compreendiam ou aceitavam este princípio do partido estatuído pelo Militante Nº1 do PAIGC – Saudoso Camarada Amílcar Cabral.

Só um Líder da Revolução para descobrir ou encontrar fórmula de impedir os camaradas de não desenvolverem lutas intestinas ou de impedir o alimentar ódio contra camaradas da mesma frente.

O princípio de Recuperação de Recuperação de Homem é a negação do sentimento de ódio ou de revanchismo, porque camaradas ao aceitarem este princípio de Recuperação de Homem estavam automaticamente a por de lado todas as tendências de neutralizar ou eliminar o outro, só porque numa dada altura pela fragilidade humana cometeu algumas falhas ou erros ou omitiu o cumprimento integral das suas responsabilidades que eventualmente se traduziu em erros de palmatórias ou fatais.


Amílcar Cabral cedo compreendeu a natureza da sociedade africana e guineense em particular, pelo que se predispôs a negar e a combater os espritos de intolerância ou inflexibilidade contra os camaradas, que não obstante ser colocado ou confrontado com erros, mas que mantem firme o nível de combatividade ou do fervor revolucionário tão necessário na época.

Não é sem razão que este princípio lapidar concebido e sobejamente difundido por Amílcar Cabral salvou a luta armada de libertação nacional, senão os camaradas por cada falha iriam autodestruir-se uns aos outros. O PAIGC corria sérios riscos de se autodestruir uma vez que poucos ou ninguém escaparia a purga ou repreensão por falhas cometidos.
  
Daí a importância do perdão, que tem força e o poder de mudar as coisas!

Perdoar não é fácil, meus senhores! Mas é o caminho brilhante do trunfo, da vitória e da liberdade!


Perdoar nasce da  nossa DECISÃO e nem sempre passa pela nossa VONTADE, por isso na politica temos de ser muito flexível e tolerante para não dizimarmos o universo dos nossos suporte e de apoiantes.


Perdoar é o único caminho para limparmos os nossos corações do ódio, da amargura, do rancor, da mágoa, etc. E todos sabemos o quanto esses sentimentos prejudicam nosso coração e nosso corpo. Hoje em dia, os estudiosos e pesquisadores já comprovaram a relação desses sentimentos com as piores doenças auto-imunes, com muitas doenças do sistema digestório e do coração.

Tem muita gente vivendo mal, por causa da falta de perdão. TEM MUITA GENTE MORRENDO, DEVIDO A ESTRESS E POR FALTA DE PERDÃO QUE NÃO NOS PERMITE VIVER TRANQUILAMENTE E SEM RESSENTIMENTOS.


Perdoar é se humilhar, sim. É correr o risco de ser rotulado de parvo e até de incapaz de tomar medidas ou posições firme contra os que nos fazem ou fizeram mal.

Perdoar é abrir os braços e coração para que o amor flua em nossa mente e deixar sair a dor que o ressentimento carrega. Só perdoa quem é forte!  Só perdoa quem quer ser LIVRE! Só perdoa aquele que um dia já precisou ser perdoado!

Quem nunca foi perdoado ou pediu para ser perdoado?

PERDOAR É ABRIR E LIMPAR NOSSO CORAÇÃO E MENTE.

Quando num projecto ou numa caminhada escolhermos o PERDÃO como arma de longa caminhada tudo na nossa vida torna-se definitivamente mais leve.

Quem concede perdão recebe não só a gratidão e amor, bem assim perdão e carinho dos que o cercam ou seguem.

Temos que abrir nossos corações e mente, diante de qualquer que seja a situação, tal como Amílcar Cabral perdoava seus homens e camaradas, baseados na política de RECUPERAÇÃO DE HOMEM.

  MADEM-G15 AO SABOR DO DESTINO! PORQUE SERÁ QUE AS FORÇAS DO MAL TEIMAM  EM  ATENTAR CONTRA A INTEGRIDADE DO MOVIMENTO PARA ALTERNANCIA DEM...