segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

GUINÉ BISSAU: AFINAL, O RECENSEAMENTO SERÁ AUDITADO A PARTIR DE 05 DE JANEIRO 2019


PRS aguarda pela auditoria ao recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau

O Partido da Renovação Social (PRS), segunda força mais votada nas últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau, aguarda pelas conclusões de uma auditoria ao recenseamento eleitoral para assumir se as eleições de 10 de março serão transparentes ou não.

A posição foi hoje transmitida pelo porta-voz do partido, Victor Pereira, à margem de uma reunião da comissão política do PRS que decorre em Bissau.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
Entre outros assuntos, o encontro, que decorreu numa unidade hoteleira, sob a presidência do líder do PRS, Alberto Nambeia, debate-se a estratégia do partido para as próximas eleições, a apresentação das listas de candidatos a deputados e ainda o processo do recenseamento eleitoral.

Para o PRS, o recenseamento "ainda não está consolidado", apesar de o Governo ter assumido publicamente o fecho do processo com a inscrição de mais de 90% de potenciais eleitores.

De acordo com o porta-voz do PRS, a fiabilidade ou não do recenseamento só será conhecida após uma auditoria cujos trabalhos, disse, deverão começar no dia 05 de Janeiro.

"Esperamos que se esclareçam uma lista enorme de suspeições a volta do processo. Não é nada agradável ir às eleições com suspeições", observou Victor Pereira.

Quanto à exigência feita pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), para que os partidos apresentem, até 10 de janeiro, as suas listas de candidatos a deputado, munidos de certidão de quitação de obrigações fiscais, o porta-voz do PRS disse que o seu partido tem dúvidas quanto à natureza política desta medida.

Victor Pereira indicou que o PRS considera que aquele requisito "foi introduzido com alguma estranheza", mas que iria interpelar o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), até porque, observou, todos os trabalhadores descontam para o imposto profissional.

Victor Pereira deixou claro que o PRS "está e esteve sempre preparado" para as eleições, mas quer antes ver esclarecidas todas as questões sobre as quais ainda tem dúvidas, disse.

LUSA

domingo, 30 de dezembro de 2018

GUINE BISSAU: OS ATUAIS DIRIGENTES DO PAIGC EXPULSARAM SEUS CAMARADAS DO G15, MAS FORAM SURPREENDIDOS COM A CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO DESTES ELEMENTOS JUNTO AS BASES DO PARTIDO QUE SERVIRAM DURANTE DÉCADAS


MADEM-G15 SURPREENDE TUDO E TODOS, POIS COM POUCO TEMPO DE VIDA CONTA JÁ COM UM NUMERO CONSIDERÁVEL DE ADERENCIA DOS POPULARES.

SE SE JUNTAR A ESTE NUMERO TODOS OS ANTIGOS RESPONSAVEIS DO PAIGC NAS REGIÕES,SECTORES E SECÇÕES, EXPULSOS DO PARTIDO PELA SUSPEITA DE ESTAREM LIGADAS AO GRUPO 15, TEREMOS, ENTÃO, O NUMERO SUFICIENTE DE ACTIVISTAS EXPERIMENTADOS PARA TIRAR SONO AOS ACTUAIS DIRIGENTES DO PAIGC.


sábado, 29 de dezembro de 2018

GUINE BISSAU: MADEM-G15 LEVA O PAIGC A BEIRA DA CRISE

"MAIS VALE TARDE QUE NUNCA"

Esta máxima ilustra e bem o actual momento em que os atuais dirigentes do PAIGC tomam a consciência do que está por vir. Só agora é que descobriram a pujança e alto nível de adesão do povo ao MADEM-G15. SÓ AGORA TÊM A CLARA PERCEPÇÃO DE QUE VÃO SER ENTERRADOS POLITICAMENTE PELO MADEM-G15, talvez por isso estão de cabeça perdida e frustrados.

Agora saem a lançar ataques e a disparar contra tudo e todos, sobretudo querem beliscar as imagens imaculadas de BÁ DI POVO, do General Sissokó Embaló e de outros dirigentes do já popular MADEM-G15. Lançam até farpas contra CADOGO Júnior que está mais para independente que outra coisa. 

Neste particular, um artigo do Sidi da Costa:

Cada partido é um caso, com suas especificidades e particularidades.

Cada um se organiza e funciona com o ritmo do próprio tempo. E este é o tempo do MADEM-G15, uma organização politica de povo, pelo povo e para povo.

Pode até parecer que outros partidos vão mais na frente, mas este é o tempo do MADEM-G15, a sensação do momento.

Hoje, enquanto MADEM-G15 sobe na graça dos populares o PAIGC desce e se perde cada vez mais a consideração do povo guineense, devido a forma como um núcleo de dirigentes vem dirigindo aquele que é um partido histórico e que enfatizou muitos sonhos dos guineenses, desde a segunda metade da década de 70.

Assaltam e se instalam na cúpula do PAIGC e faliram o partido dos nossos Heróis, Mártires da Luta de Libertação Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Convenhamos, que hoje, depois da percepção da realidade em que nada lhes favorece este actual PAIGC, vem jogando sua ira ou raiva, batendo forte no MADEM-G15, em jeito de  “SE O PODER NÃO É PARA MIM NÃO SERÁ TAMBÉM PARA TI”, esquecendo que o MADEM-G15 é um produto do povo e das organizações de massa do PAIGC, que não se conformaram com as coisadas do Líder Infantil que imprimiu a censura, a ditadura, amiguismo, favoritismo, discriminação a intolerância racial e religiosa no seio do partido, levando assim o PAIGC a perdição e descredito junto do povo guineense.

É caso para se dizer que o povo anda desconfiado deste PAIGC, que já não o convence, cuja estratégia actual é diabolizar o MADEM-G15 e todas as figuras politicas que se militam ou aproximem do MADEM-G15. Para eles e no âmbito do desespero e de frustração tentam semear as contra-informações e intrigas politicas usando as figuras do “BÁ DI POVO” e do General Sissokó Embaló. Criam, inventando suspeições que vem lançando, onde até figura independente do CADOGO Júnior não escapa.

Nesta hora de desespero e de frustrações para os actuais dirigentes do PAIGC selectivo VALE TUDO, senão jamais tentariam tocar ou usar o nome daquele que foi escorraçado e negado o acesso ao Congresso, mas que hoje descobrem ter um capital eleitoral muito forte, carismático, pragmático, frontal e de simples relacionamento na sua forma de ser e de estar na política.

E mais, os dirigentes e responsáveis do MADEM vão deixar os cães de fila rosnarem, porque o MOVIMENTO PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRATICA-G15 vai na frente com seus aliados (PRS, APU-PDGB, UPG, Grupo dos 18 Partido e os Deputados do PCD).

MADEM-G15 SEGUE A FRENTE DO PAIGC E NEM SE IMPORTA COM QUE ESTE VAI PENSANDO E DIZENDO.

HORA TCHIGA. HORA DE LEGISLATIVAS.

DIDI-MÉM BRANCOS - MADEM KI É MA

MISTI !

Sidi da Costa

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

GUINÉ BISSAU: LIDER E COORDENADOR DE MADEM-G15, O BÁ DI POVO CONGRATULA-SE COM AS ORIENTAÇÕES DO STJ

SENDO LEGALISTA, BRAIMA CAMARÁ AO TOMAR CONHECIMENTO DO CONTEÚDO DA NOTA DE IMPRENSA DO SUPREMO TRIBUNAL DA JUSTIÇA: "PRONTAMENTE SE REGOJIZOU  E FELICITA ESTE ÓRGÃO DA SOBERANIA PELA INICIATIVA E OPORTUNIDADE"
O BÁ DI POVO DISSE QUE MADEM-G15 ESTAVA A ESPERA DESTE COMUNICADO DESDE NOVEMBRO, SENDO FALSAS E CALUNIOSA AS INFORMAÇÕES POSTAS A CIRCULAR PELO BLOGUE DO PAIGC.

OUTROSSIM, BRAIMA CAMARÁ "BÁ DI POVO" É DEMOCRÁTICO E COM ELEVADO SENTIDO DE ESTADO, PELO QUE JAMAIS PORIA EM CAUSA AS INICIATIVAS E ORIENTAÇÕES DO STJ, AO QUAL RESPEITA E CONSIDERA, MESMO QUANDO ESTE TOMA MEDIDAS QUE NÃO LHE FAVOREÇA OU AGRADE: SEMPRE RESPEITA.

POR OUTRO LADO, BÁ DI POVO DIZ QUERER ELEIÇÕES LIVRES JUSTAS E TRANSPARENTES.

FACTO:
  
Com o aproximar da data de eleições legislativas (10 de Março de 2019) o Supremo Tribunal da Justiça da Guine Bissau emite um comunicado, lembrando os partidos dos formalismos e demais exigências de legalização da sua candidatura a Deputado da Nação.

A nota do STJ adverte sobre os prazos da entrega das respectivas listas de candidatura, cujo prazo termina a 10 de Janeiro 2019:
MADEM ESTÁ MAIS QUE PREPARADO PARA IR AS URNAS.-


GUINE BISSAU: INDÍCIOS DE CORRUPÇÃO DESENFREADA ET DETOURNEMENT D'ARGENT PUBLIC.

ALERTA  AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, P5 E A CEDEAO:

Là où il y a de la fumée, il y a du feu!

detournement d'argent de l'etat en large escale

Il y a déjà quelque temps que des rumeurs et des lamentations sur l'éventualité d'une déviation à grande échelle des fonds publics.

Vrai ou pas, c'est ce qui se parle sur la place publique.

En conséquence, les autorités compétentes et les autres institutions concernées devraient aider la Guinée-Bissau à contrôler et à évaluer les fonds internes générés d’avril à novembre 2018, afin que l’économie guinéenne puisse être sauvée.

Aidez-nous à clarifier, une fois pour toutes, les doutes sur la mauvaise gestion de ce gouvernement qui n'a pas seulement concerné les élections, qui pourrait échouer à nouveau en mars si certaines mesures d'audit et de réorganisation ne sont pas prises sur les comptes de l'Etat.

Comment un premier ministre peut-il cumuler le rôle de l’économie et des finances pendant la durée de son mandat de sept mois?

Est-il le seul guinéen le plus capable de prendre le contrôle direct et la garde de l'argent de l'État?

Le ministère de l'Économie et des Finances n'a-t-il plus de techniciens ou de personnes capables d'assumer de telles responsabilités avec des résultats positifs?

La Guinée Bissau n'a-t-elle plus de personnes qualifiées?
Ou sommes-nous confrontés au scénario des écarts de la monnaie publique?

Pour toutes ces raisons, nous avons de sérieux doutes quant au manque de transparence dans la gestion des affaires publiques - de l’argent de l’État.

On reste dans la même optique des politiques corrompus : "faîtes ce que je dis, pas ce que je fais" (Fillon, Cahuzac...)

VEJAM, POR SI OS SEGUINTES ELEMENTOS INFORMATIVOS,
AFINAL OS SINDICATOS TINHAM RAZÃO, QUANDO FALAVAM DE ESBANJAMENTOS:

Receitas do Tesouro na DGA nos 3 últimos meses = 9,784 Bilhões sendo: SET 2,395 Bilhões. OUT 3,462 Bilhões e NOV 3,927 Bilhões. Isto deduzindo as taxas comunitárias e emolumentos EMO, que significa que só a DGA colectou mais de 11 BILHÕES DE RECEITA nos últimos 3 meses.



Se consideramos as receitas da DGCI que rondam nos ÚLTIMOS 3 meses cerca de 7 BILHÕES significa que nos ÚLTIMOS 3 meses a nossa economia gerou só nestas duas direcções gerais CERCA de 18 BILHÕES DE RECEITA.

Havendo uma despesa com SALÁRIOS da FUNÇÃO PÚBLICA MENSAL de cerca de 4 BILHÕES, quer dizer que ARISTIDES GOMES se NÃO tivesse gestão danosa teria dinheiro para pagamento atempado dos salários e sobrava ainda com cerca de 6 BILHÕES. Aonde pára o nosso kumbu??
Na compra de viaturas, material de campanha, barco e helicóptero para fazer campanha?

Coitado do JOMAV: Dinheiro de Estado no Cofre de Estado???

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

GUINE BISSAU: O GRUPO DE SEMPRE CLAMA POR SANÇÕES DA CEDEAO :


Novas Resoluções da CEDEAO, novas Campanhas e tentativas de influenciar a CEDEAO pela negativa, sabendo que "o raio não cai duas vezes no mesmo sítio". Chegou a hora de os prevaricadores  se cuidarem, porque a haver próximas Sanções serão para castigar todos aqueles que obstruírem o processo eleitoral em curso.

Convenhamos que o processo eleitoral começa com o recenseamento. Quem falsifica recenseamento é porque quer falsificar as eleições em si.

Os guineenses, o P5, incluindo a CEDEAO sabem e bem quem são os responsáveis para tentativa de fraudar o recenseamento, através de contratação de uma empresa baseada em Lagos para o fornecimento de um Softwer que dê vantagens eleitorais a esta fotocópia do PAIGC, cuja direção de há muito perdeu apoios das bases a favor do MADEM-G15.

Eles procuram reeditar os cenários anteriores a sanção passada, armado de CHICO-ESPERTOS.

Felizmente que os guineenses e o P5 estão atentos  com tentativa de repetição da história. Todos sabem quem foi que inventa números de cidadãos recenseados para fintar o P5 e o mundo em geral. Falam em mais de 800 mil recenseados quando não chega nem metade.

Falsificam recenseamento. Impedem a participação da oposição nos actos de fiscalização e do controlo dos conteúdos a serem introduzidos no server viciado e quando se viram encurralados é o próprio Primeiro-Ministro a sair em defesa do GTAPE, inventando cifras para mostrar ao P5 e ao mundo de que estão a trabalhar e que os outros é que andam a perturbar. 

Chega de brincadeiras, de falsidades e de manipalações, que o P5 se organize internamente e se digne a acompanhar os trabalhos de peritos enviados pela CEDEAO e que em tempo hábil descobriram irregularidades no Servidor – o que é punível mesmo a luz da legislação interna.

A Sanção será para aqueles que tentaram obstruir a busca da verdade pelo Ministério Público guineense.

Eles provocam situações de mafia e de irregularidades e falsificações e depois, ardilosamente, jogam culpas na oposição. Desta vez isso não pega, porque todos estão alertados e seremos todos vigilantes.

BISSAU KILA MUDA.
“SI É CONTINUA KU MANGASSOM, DI-ÉS BIAS I NA LIMPU-PUS”.
“É NA FIA KUMA MADEM-G15 I KA MANDJUA DI ÉS PAIGC – FOTOCOPIA FALSIFICADO, SUMA SÊ CARTONS DE RECENSEAMENTO”.

Não há tempo a perder com novas tentativas de se cozinhar sanções, para influenciar a CEDEAO e condicionar os partidos potenciais vencedores das próximas legislativas.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

O BLOGUE DITADURA DO PROGRESSO DESEJA A TODOS SEUS LEITORES E VISUALIZADORES FESTAS FELIZES:

GUINE BISSAU: O LÍDER DO MADEM G-G15 EXALTA UNIDADE, JUSTIÇA E PROGRESSO


O LÍDER E COORDENADOR DE MADEM-G15, APROVEITANDO SUA ESTADA EM PORTUGAL VEM MANTENDO CONTACTOS DIRECTO COM ALGUMAS ESTRUTURAS DO MADEM-G15 NO EXTERIOR.

ASSIM SENDO, BRAIMA CAMARÁ “BÁ DE POVO” FAZ AFIRMAÇÕES LAPIDARES DURANTE A VISITA A UMA DAS BASES DO MADEM-G15 EM LISBOA.


Dado a pertinência e clarividência destas afirmações lapidar e previdente não resistimos em trazer para o conhecimento dos nossos estimados leitores e visualizadores um post que ilustra as palavras sábias do BÁ DE POVO.

Nesta ocasião o BÁ DE POVO aproveitou para desejar o voto de BOAS FESTAS a todos os familiares, dirigentes, responsáveis, militantes, simpatizantes e amigos do MADEM-G15:

GUINÉ I DI GUINEENSES: Todos nós, em algum momento da vida, já escutamos a expressão ‘a união faz a força’. É uma expressão muito conhecida e usada, mas que encerra uma sabedoria imensa, pois o sucesso do trabalho em equipa passa justamente pela união, pelo trabalho em conjunto para o bem colegial.

No MADEM-G15, cada indivíduo, com todas as suas singularidades, é importante, mas para alcançar um bem maior e comum, cada um deve trabalhar para um todo, em função do conjunto.

Basta pensar que, e se o objectivo fosse, por exemplo, mover um objecto de grandes dimensões, se todos se unirem e empurrarem na mesma direcção, a meta será atingida em menor tempo e em menor esforço.

Então, se todos nos unirmos e trabalharmos em conjunto, para o bem da equipe, somando esforços na mesma direcção e para o mesmo objectivo, o sucesso será uma certeza, assim como a satisfação e a realização pelo trabalho feito.


Vamos aproveitar a onda de mobilização nacional em torno do MADEM-G15, bem assim as capacidades e potencialidades dos nossos dirigentes para promover e dinamizar o desenvolvimento da nossa terra, mantendo vivas as chamas de patriotismo e humildade para cada vez mais servirmos melhor o nosso povo - mais nada. 

Palavras sábias do Coordenador Nacional de MADEM -G15 Sr. Braima Camara “BÁ DE POVO”, em visita a uma das estruturas do MADEM-G15 em Lisboa

domingo, 23 de dezembro de 2018

GUINE BISSAU: ECOS DA CIMEIRA DA CEDEAO EM ABUJA


la cinquante-quatrième session ordinaire de la Conférence des Chefs d’Etat et de Gouvernement de la Communauté Economique des Etats de l’Afrique de l’Ouest (CEDEAO) s’est tenue le 22 décembre 2018 à Abuja, en République Fédérale du Nigeria, sous la présidence de S. E. M. Muhammadu BUHARI, Président de la République Fédérale du Nigeria, Président en exercice de la Conférence.

Etaient présents à cette session, les Chefs d’Etat et de Gouvernement
ci-après, ou leurs représentants dûment mandatés :

S. E. M. Roch Marc Christian KABORE, Président du Faso

S. E. M. Alassane OUATTARA, Président de la République de Côte d’Ivoire

S. E. M. Nana Addo Dankwa AKUFO-ADDO, Président de la République du Ghana

S. E. Prof. Alpha CONDE, Président de la République de Guinée

S. E. M. José Mário VAZ, Président de la République de Guinée Bissau

S. E.M. Issoufou MAHAMADOU, Président de la République du Niger;
S.E. M. Muhammadu BUHARI, Président de la République Fédérale du Nigeria
S. E. M. Julius Maada BIO, Président de la République de Sierra Leone

S. E. M. Faure Essozimna GNASSINGBE, Président de la République Togolaise.

S. E. M. Yakubu GOWON, Ancien Président de la République Fédérale du Nigeria

S. E. M. Salou DJIBO, Ancien Président de la République du Niger

S. E. M. Mahammed Boun Abdallah DIONNE, Premier Ministre de la République du Sénégal

S. E. M. Mamadou TANGARA, Ministre des Affaires Etrangères et de l’Intégration Régionale de la République de Gambie

S. E. M. Yaya SANGARE, Ministre des Maliens de l’Extérieur et de l’Intégration Africaine de la République du Mali

S. E. M. GBEHZOHNGAR M. Findley, Ministre des Affaires Etrangères de la République du Liberia

S. E. Mme Paulette ADJOVI YEKPE, Ambassadeur de la République du Benin près la République Fédérale du Nigeria, représentant le Président de la République du Benin

Etaient également présents :

S.E.M. Jean Claude Kassi BROU, Président de la Commission de la CEDEAO, les autres chefs d’Institution et les fonctionnaires statutaires de la CEDEAO ;
S. E. M. Mohamed Ibn Chambas, Représentant Spécial du Secrétaire Général des Nations Unies pour l’Afrique de l’Ouest et le Sahel (UNOWAS) ;
M. Abdallah Boureima, Président de la Commission de l’Union Economique et Monétaire Ouest Africaine (UEMOA) ;
Les membres du corps diplomatique accrédités auprès de la CEDEAO.

La cérémonie d’ouverture a été marquée par les allocutions de leurs Excellences Dr Mohamed Ibn Chambas, Représentant spécial du secrétaire général des Nation Unies pour l’Afrique de l’Ouest et le Sahel (UNOWAS, Jean-Claude Kassi Brou, Président de la Commission de la CEDEAO et du discours d’ouverture de Son Excellence Muhammadu Buhari, Président de la République Fédérale du Nigeria et Président en exercice de la Conférence des Chefs d’Etat et de Gouvernement.

Les Chefs d’Etat et de Gouvernement ont pris acte du rapport annuel 2018 du Président de la Commission de la CEDEAO ainsi que des rapports issus de la 81ème session ordinaire du Conseil des Ministres de la CEDEAO et de la 41ème réunion du Conseil de Médiation et de Sécurité.

Ils ont salué la qualité des rapports soumis ainsi que la pertinence des recommandations dont les éléments substantiels portent sur l’approfondissement du processus d’intégration économique et monétaire et la consolidation de la paix et de la sécurité régionale.

En vue de conforter les résultats atteints dans la mise en œuvre des chantiers de l’intégration régionale et de bâtir une région de paix et de prospérité, la Conférence a pris les décisions spécifiques suivantes :

AU TITRE DE LA PERFORMANCE ECONOMIQUE ET DE LA MISE EN OEUVRE DES PROGRAMMES D’INTEGRATION REGIONALE 

La Conférence prend note du rapport du Comité Ministériel de Suivi et est très préoccupée du retard observé dans la tenue des élections législatives en République de Guinée Bissau. Elle prend note des problèmes techniques liés à l’indisponibilité des kits électoraux ainsi qu’aux difficultés occasionnées par certains acteurs politiques qui ont entraîné des retards dans le processus d’enregistrement des électeurs.

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SUR LA SITUATION EN GUINEE-BISSAU


A CONFERENCIA TOMOU CONHECIMENTO DA NOVA DATA DE 10 DE MARÇO 2019, PARA ELEIÇÕES LEGISLATIVAS NA GUINÉ BISSAU, TENDO EXORTADO A TODOS OS ATORES POLÍTICOS IMPLICADOS NO PROCESSO A  TRABALHAR EM FAVOR DA REALIZAÇÃO EFECTIVA DAS LEGISLATIVAS NA GUINÉ BISSAU. A CONFERENCIA REAFIRMOU A NECESSIDADE DE SE MANTER O GOVERNO DE CONSENSO NA SUA FORMA E SUA COMPOSIÇÃO ACTUAL ATÉ AS ELEIÇÕES DE 10 DE MARÇO 2019.
   
La Conférence prend acte de la nouvelle date des élections législatives et exhorte tous les acteurs impliqués dans le processus électoral à œuvrer en faveur de la tenue effective des législatives en Guinée-Bissau le 10 mars 2019. Elle réaffirme la nécessité de maintenir le gouvernement de consensus dans sa forme et sa composition actuelles jusqu’aux élections parlementaires du 10 mars 2019.

La Conférence exprime sa gratitude aux Etats et organisations ayant apporté un appui technique et financier pour l’organisation des élections législatives en Guinée Bissau et exhorte la Commission à renforcer son appui technique en vue du bon déroulement du processus électoral. Elle exhorte les acteurs politiques Bissau-Guinéens à rester fidèles à leur engagement pour la mise en œuvre de la Feuille de route adoptée le 14 avril 2018 à Lomé.

A CONFERENCIA EXPRIMIU SUA GRATIDÃO AOS ESTADOS E ORGANIZAÇÕES PELOS APOIOS TÉCNICO E FINANCEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS NA GUINÉ BISSAU E EXORTA, IGUALMENTE, OS ATORES POLÍTICOS GUINEENSES A CONTINUAR FIEL A SEU ENGAJAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO ROTEIRO ADOPTADO EM 14 DE ABRIL 2018, EM LOMÉ.

La Conférence donne mandat au Président en exercice d’instaurer des sanctions, sur proposition du Président de la Commission à l’endroit des acteurs politiques et autres qui enfreignent le bon déroulement du processus électoral.

A CONFERENCIA MANDATOU O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO PARA INSTAURAR AS SANÇÕES, SOB PROPOSTAS DO PRESIDENTE DA COMISSÃO PARA OS ATORES POLÍTICOS E OUTROS QUE ENTRAVEM O BOM DESENROLAR DO PROCESSO ELEITORAL!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

GUINE BISSAU: NOVA DATA PARA ELEIÇÕES LEGISLATIVA


10 de Março de 2019, é a nova data para Eleições Legislativas na Guine Bissau

Nova data e novas oportunidades para o Primeiro-Ministro Aristides Gomes, que falhou a anterior data de 18 de Novembro 2018. Agora conta com o acréscimo ou bónus de mais 4 meses.

A 16 de Abril de 2018 a Sua Excelência, o Presidente da República marcara  a primeira data das eleições legislativas para 7 meses depois. Contudo, a data não foi viabilizado pelo Governo de Aristides Gomes, que só em Setembro começaria o processo de recenseamento vivamente contestado por quase todos os partidos de oposição democrática, Sociedade Civil, Liga Guineense dos Direitos Humanos, Sindicatos e pelos próprios técnicos do GTAPE.  
        
Para o Colectivo dos Partidos da Oposição Democrática a não realização das eleições legislativas na Guiné-Bissau deveu-se ao simples facto de que o Primeiro-Ministro  ter vindo a insistir na tentativa de impor a maioria um recenseamento, cujo processo foi viciado e adulterado, criando assim desconfianças da maioria dos partidos e das organizações da sociedade civil.

É neste contexto que Quinta-feira o Presidente JOMAV ouvido todas as partes implicadas e interessadas no processo eleitoral, para, assim, poder encontrar e marcar a data de 10 de Março.

Vejam o Decreto numero 20/2018 da Presidência da República:






terça-feira, 18 de dezembro de 2018

GUINE BISSAU: GOVERNO OBSTRUI DELIBERADA E TENDENCIALMENTE O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DO MINISTERIO PÚBLICO AO GTAPE PARA AFERIR SE O RECENSEAMENTO É FIÁVEL OU NÃO.

ONTEM O PRIMEIRO MINISTRO MANDOU FORÇAS DA ECOMIB IR SUPLANTAR AS FORÇAS DA ORDEM NO GTAPE, COM FINS DE IMPEDIR A EQUIPA DE PERITOS CONTACTADO PELO PGR DE ACOMPANHAR A CONSOLIDAÇÃO DE DADOS DE RECENSEAMENTO.


GUINE BISSAU PROCESSO DE RECENSEAMENTO CONTINUA IRREGULAR


«GUINEENSES RESIDENTES NO PORTO, COIMBRA, BRAGA E AVEIRO, FICARAM FORA DO PROCESSO E CONSIDERADOS GUINEENSES DA SEGUNDA!». RECENSEAMENTO ELEITORAL TERMINA NA QUARTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO.
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NÃO É SÓ A DIÁSPORA A SER AFECTADA SE SE MANTER ESTES DADOS DE RECENSEAMENTO TIDO POR FRAUDULENTA DESDE OS PRIMEIROS DIAS COM CENAS DE IRREGULARIDADES E DE MANIPULAÇÕES DE DADOS. a MAIORIA DOS PARTIDOS GUINEENSES E DAS ESTRUTURAS DA SOCIEDADE CIVIL VIERAM AO PUBLICO DENUNCIAR AQUILO QUE CONSIDERAM DE MANOBRAS PERIGORAS E DE TENTATIVAS DE FALSIFICAÇÃO OU DE ADULTERAÇÃO DE DADOS E NUMEROS DE RECENSEADOS.

O GOVERNO FALA EM MAIS DE 800 MIL RECENSEADOS NO TERRITÓRIO NACIONAL, ENQUANTO MADEM-G15 E OS DEMAIS PARTIDOS DO COLECTIVO DA OPOSIÇÃO DIZEM QUE ESTE NUMERO OFICIAL É FICTÍCIO E QUE O NUMERO REAL NÃO CHEGA NEM A METADE DO ANUNCIADO POR ESTE GOVERNO, QUE ACUSAM DE TER FALHADO EM TODAS AS FRENTES OU SEJA QUE NÃO SE DIGNOU A CUMPRIR COM SUAS INCUMBÊNCIAS.

DE FACTO, O DINHEIRO DE ESTADO JÁ NÃO ESTÃO OU NÃO PARAM NOS COFRES DE ESTADO; 

AUSÊNCIA DE AULAS NAS ESCOLAS PUBLICAS DO PAÍS;

FUNCIONAMENTO DEFICIENTE DOS SERVIÇOS HOSPITALARES;

FALTA OU ESGOTAMENTO DE VERBAS PUBLICAS PARA PAGAMENTOS DE SALÁRIOS - DESDE AGOSTO, QUE OS SALÁRIOS VEM SENDO PAGOS NA BASE DE DESCOBERTAS JUNTO DE BANCOS; 

CENAS VÁRIAS E RECENTES DE CORRUPÇÃO  COM LEVANTAMENTOS DE AVULTADAS SOMAS EM DINHEIROS NA ARN OU JUNTO DAS OPERADORAS DE REDES MOVEIS E NALGUMAS INSTITUIÇÕES PUBLICAS TAIS COMO FUNDO DE CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIA, ALÉM DE SAQUES DIRECTOS DE RECEITAS DA DGCI E DAS ALFANDEGAS, SEM QUE CHEGUEM AOS COFREDS DE ESTADO. 


segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

GUINE BISSAU: MANOBRAS OU TENTATIVA DE OBSTRUÇÃO DAS VERDADES NO GTAPE E NOS DADOS DE RECENSEAMENTO?


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A mando do PM Aristides, as forças da ECOMIG expulsaram do GTAPE os peritos requisitado pelo Ministério Público para acompanhar os trabalhos de sincronização dos dados do recenseamento. Hoje seria o dia em que foi fixado para o esclarecimento das acusações sobre as fraudes em curso e iniciada desde os primeiros dias do recfenseamento assumido pelo Bando de Crime Organizado  manipulado por Domingos Simões..

ALERTA GUINE BISSAU: O PRIMEIRO MINISTRO MANDA METER A FORÇA DA ECOMIB NO GTAPE

ALERTA  A GUINE BISSAU E A COMUNIDADE INTERNACIONAL.TRANSPARENCIA E FIABILIDADE DE DADOS DE RECENSEAMENTOS POSTAS EM CAUSA, PELO PRÓPRIO GOVERNO.

HOJE FOI IMPEDIDO A ENTRADA NO GTAPE DAS FORÇAS NACIONAIS DA ORDEM, DOS AGENTES DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DE TODOS OS REPRESENTANTES DE PARTIDOS POLÍTICOS DE OPOSIÇÃO, QUE NÃO SE IDENTIFICA COM O PAIGC.
A ORDEM É PERMITIR SÓ A ENTRADA DOS ELEMENTOS DE CONFIANÇA DELES E BARRAR ACESSO A TODOS, INCLUINDO DAS AUTORIDADES GUINEENSES.

NOTA: VOLTAMOS A ESTE ASSUNTO COM MAIS PORMENORES.

O QUE PROCURA ARISTIDES GOMES E BANDO DO DSP ESCONDER NO GTAPE?

sábado, 15 de dezembro de 2018

ROMBO NO MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS

A ONDA DE SAQUES VEM CRESCENDO 
CADA VEZ MAIS

Há dias num artigo aludimos a necessidade, urgente, de haver uma Auditoria às Contas do Estado para tirar a limpo as duvidas de uma gestão desastrosa nos últimos 8 meses.

Os guineenses desconfiam da seriedade e idoneidade do Dom Aristides. que se foi instalar no Ministério da Economia e Finanças, deixando seu Gabinete na Primatura, só porque ali não tem nada e não tem o Cofre de Estado.

Todavia os rombos não param de se aumentar, uma vez que este Governo não governa e seus membros fazem de conta que estão a melhorar a performance económica, quando na volta tem muitas apetências e até pressa ou corrida de enriquecimento ilícito com bens mal-adquiridos, o que indicia corrupção em grande escala.

Cada membro de Governo de Dom Aristides procura a todo custo saquear seu pelouro, pois não há tempo a perder deitam mão a todas as verbas possiveis, que o Papu Aristides só tem olhos para a Grande Caixa Forte do Tesouro Nacional.

O Ministério das Obras Publicas vem sendo campeão de tentativas e de desvios desenfreados de fundos de Estado. A  gestão tem sido muito deficiente, irregular e danosa, pois que o Sr. Ministro das Obras Públicas – o santinho KAN-KAN nem permite que o o Fundo de Conservação Rodoviária consiga pagar suas despesas correntes de funcionamento.

Furtam e desviam dinheiros e simulam que é em nome de angariação de fundos para financiar actividades políticas do PAIGC.

O Sr. Kankan lebi-boca  "GOSSI BIDA LAMBUDUR" e na correria de acessar o máximo de verbas manda pagar facturas; contrata gabinetes de Consultoria e de falsa Auditoria sem respeitar os procedimentos. 

Eles fazem de tudo para tentar branquear sua actuações ilegais. O Dinheiro de Estado já não para nos Cofres de Estado.

FAÇAM AUDITORIAS ÀS CONTAS DE ESTADO.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

GUINE BISSAU: DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA.


QUE O COLECTIVO DE PARTIDOS DEMOCRÁTICOS NÃO BAIXE A GUARDA!

DJARAMA PRESIDENTE JOMAV!

FOI BOM TER HAVIDO A REUNIÃO DE ONTEM, NO PALÁCIO DA REPUBLICA COM TODOS OS ACTORES E PARTES VINCULADAS AO PROCESSO DE RECENSEAMENTO, INCLUSIVE DA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA E DA DELEGAÇÃO DA CEDEAO.
SUPER.

PARA O DESVANECER E DESENCORAJAR DAS VIAS MAFIOSAS DO GOVERNO EM SERVIÇO DOS INTERESSES DO DOMINGOS SIMÕES.

AFINAL FOI PRECISO A VINDA DA DELEGAÇÃO MINISTERIAL DA CEDEAO PARA SE AJUDAR A ULTRAPASSAR OS PONTOS DE DIVERGENCIAS VERIFICADAS DESDE AS PRIMEIRAS HORAS DO INICIO DO PROCESSO DE RECENSEAMENTO, COM BLOQUEIOS E TENTATIVAS SISTEMÁTICAS DE OBSTRUÇÃO A FISCALIZAÇÃO OU PARTICIPAÇÃO DE TODOS NO GTAPE.

VALEU AS ULTIMAS MEDIDAS ENCETADAS PARA AGRAVAR E AJUDAR A DESOBSTRUIR AQUILO QUE DEVIA SERT ACESSIVEL A TODOS OS REPRESENTANTES DOS PARTIDOS DESDE A PRIMEIRA HORA.

OS REPRESENTANTES DOS PARTIDOS QUERIAM SER INCLUIDOS NO PROCESSO, QUE ESTAVA SENDO GERIDO NA CALADA DAS NOITES, EXCLUINDO TODOS OS OPOSITORES E SEM A POSSIBILIDADE DE RESOLUÇÃO OU REMOÇÃO DOS PONTOS DIVERGENTES E IRREGULARIDADES.

DJARAMA PRESIDENTE JOMAV!
DJARAMA COLECTIVO DE PARTIDOS DEMOCRÁTICOS E DE 18 PARTIDOS, INCLUINDO UPG E DEPUTADOS DO PCD.
BEM HAJA A CEDEAO
VIVA GUINÉ BISSAU !

VEJAM AS IMAGENS QUE ILUSTRAM A REUNIÃO DE ONTEM, DIA 13 DE DEZEMBRO:



 VEJAM NA INTEGRA MAIS ELEMENTOS, SOBRE A REUNIÃO DE ONTEM NAS PAGINAS DO BLOG CONOSABA:


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