terça-feira, 30 de maio de 2023

GUINÉ-BISSAU MADEM-G15 A BEIRA DE MAIORIA CONFORTÁVEL




O COORDENADOR DO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ, BÁ DI POVO - O ESCOLHIDO E FAZEDOR DE CONSENSOS VEM SUBINDO CADA VEZ MAIS NA CONSIDERAÇÃO DOS GUINEENSES. E ISTO A REVELIA DOS OUTROS PARTIDOS QUE NO GERAL VÊM INVENTANDO NARATIVAS MENTIROSAS NA VÃ TENTATIVA OU DESESPERO DE ATINGIR O PARTIDO FORÇA DO POVO, QUE PROMETE APAZIGUAR E RECONCILIAR A SOCIEDADE GUINEENSE.

POR OUTRO LADO, ESTA MANHÃ BRAIMA CAMARÁ VISITOU O LICEU DR. RUI BARCELOS, ONDE OFERTOU 20 BOLSAS DE ESTUDOS AOS MELHORES ALUNOS.

VEJAM AS IMAGENS  DA VISITA:


Vamos retomar este assunto na próxima edição.

Abduramane Djaló transcreve a intervenção do Líder BRAIMA CAMARÁ, aquando da sua visita ao Sector de Farim....



POLÍTICA

Braima Camará promete construir ponte sobre Rio Farim, Construir o mercado local e oferecer Câmara Frigorífica em Farim.

Publicado a 29 Maio 2023 no Jornal NÔ PINTCHA.

O Coordenador do Movimento para a Alternância Democrática, MADEM- G15, afirmou, no dia 25 de Maio, no comício popular em Farim que está a cumprir a missão dos antigos combatentes deste partido, tendo citado Isabel Buscardine, Saturnino da Costa, Luís Oliveira Sanca, entre muitos outros.

 

Braima Camará disse não gostar de estar a manter diálogo directo com certos políticos que usam de batota politica , não obstante ser ele próprio o promotor destas figuras no campo politico. “Eu vou vos contar hoje uma história que nunca contei. Fui eu que mandei buscar DSP de Portugal, para vir juntar-se a mim no meu Projeto para a liderança Inclusiva do PAIGC,  em contrapartida iria nomeá-lo Ministro dos Negócios Estrangeiros, caso vencesse as eleições legislativas. 

Contudo, quando ele chegou ao país em lugar de me apoiar conforme o combinado, resolveu  apresentar-se como mais um concorrente à liderança do partido. Foi assim que fomos ao congresso de Cacheu.

 

Braima Camará manifestou a sua profunda estupefação pelo facto que  teimosamente DSP continua a lançar calúnias e falsas acusações, sobre o caso do terreno de N’Batonha que lhe pertencia.

 

Compromisso assumido

 

O Coordenador do MADEM G-15 advertiu que antes de assumir as funções de primeiro-ministro vai declarar todos os seus bens materiais e imateriais.

 

Para Braima Camará ele é um ser humano e consciente das suas limitações e que sempre  procurou levar a sua vida de forma honesta e justa; e que se ele morrer vão lhe sepultar apenas com sete metros de "CAFAN" (tecido branco); "que não vai levar absolutamente nada", questionando: "porquê que eu vou furtar o que é de povo, tendo uma vida perfeitamente organizada graças a Deus” ?

 

“Eu, enquanto primeiro-ministro, garanto-vos, de viva voz, que não vou colocar esposas e irmãos na Administração Pública. Para mim há princípios invioláveis. Deve-se funcionar na base de respeito escrupuloso da ética. têm falado muito da escola. Contudo,  não basta ir à escola  para pretendermos tudo saber e tudo poder; 

BRAIMA CAMARÁ  disse que ao longo dos anos teve várias acções de formações, que lhe habilitaram a ser um bom gestor e um lider com conhecimentos sustentáveis para dirigir um Governo da República capaz de alcançar performances  do desenvolvimento desejável da Guiné-Bissau; E mais, Braima Camará é uma pessoa muito bem organizada” como atestam as  suas performances no Sector Privado. 

Concernente as criticas que lhes foram dirigidas  "não esperava que fosse o DSP a caluniar-lhe", porém acredita piamente em Deus e que o tempo é maior juiz.

 

Bá de povo, para tirar todas as dúvidas sobre as insinuações maldosas de DSP, explicou, no meeting de Farim Kumus Dindin-Banco de que em 1999 ele era o único guineense que tinha conta no Banco privado Tota & Açores, na baixa de Bissau, no valor de cinco milhões de dólares americanos. 

E que foi por esta altura que efectuou a compra do Terreno a frente do Hotel Ancar. Na altura a Câmara Municipal de Bissau, tinha como Presidente a senhora Francisca Vaz Turpin ( Zinha Vaz). Foi ela quem procedeu a venda à hasta pública do terreno N’Batonha. 

Que na altura eram dois concorrentes de peso. ele, Braima Camará, e a Empresa Aresky. Nas ofertas cada vez que essa oferecia um montante ele acrescia algum valor e assim sucessivamente até que se atingiu os 90 milhões, levando o abandono dos senhores de Aresky alegando que não sabiam se havia um guineense assim tão bem abastado. Depois o terreno foi arrematado por 95 milhões: “Fechado o negócio em 95 milhões de francos cfa, o montante que desembolsou para aquisição do terreno N’Batonha”, disse.

 

BÁ DI POVO afirmou que o DSP, enquanto Ministro das Obras Públicas expropriou-lhe o terreno sem fundamento e a margem da lei . Que foi o Carlos Gomes Júnior quem lhe devolveu o referido terreno de N’Batonha.  Anos depois o DSP voltando ao Governo como Primeiro-Ministro viria pela segunda vez a confiscar-lhe o terreno já valorizado e viabilizado para futuras construções. 

Neste particular, Braima Camará considerou que “nem macacos comportam-se assim como DSP, a jorrar veneno e ódio contra mim”, sublinhou, para acrescentar citando um ditado em bom crioulo da Guiné-Bissau “ Quando "galinha purqué" quer ver a sua vergonha vira o cu em direção ao vento”... gargalhadas dos presentes.

Sobre a aquisição de terreno em hasta pública, o presidente da Comissão Fundiária Nacional, Mário Martins explicou os parâmetros, regras e deu razão ao Braima Camará assegurando que a compra do terreno N’Batonha cumpriu todos os trâmites legais.

Mais adiante o Coordenador do MADEM-G15 afirmou que não quer vingar-se, mas que fique bem claro de que ninguém vai ficar com duas casas do Estado.

O Coordenador, no palco, a frente de uma multidão efervescente que respondia com palmas e ovações, afirmou que foi convidado três vezes, por diferentes governos, para ser primeiro-ministro tendo sempre recusado e que agora acha que é a altura própria ou seja  CHEGOU A HORA " Hora Tchiga para o MADEM G-15 assumir os destinos do país. 

Considera que a evolução da Campanha eleitoral tem sido  positiva e que tudo indica que vamos ser vencedores destas eleições. Assim sendo, “Apenas estou a espera que o General Umaro Sissoco Embaló me coloque a faixa de Primeiro-Ministro para atrairmos  inúmeros investidores públicos e privados”, porque vamos ter um Governo que vai garantir a Reconciliação, a Paz, a Estabilidade e Progresso prometeu. 


Estamos em campanha eleitoral, em apresentação e defesa das nossas ideias com base no nosso programa eleitoral e não vamos  alimentar e nem encorajar insultos, agressões e violências gratuitas.

 

Ainda ao longo da sua intervenção Braima Camará deu respostas a alguns pedidos dos populares.

 

Braima Camará anunciou, nesse comício, noite dentro, a construção de uma escola de formação profissional, a requalificação do mercado local, a construção da ponte sobre o rio e a oferta de uma câmara frigorífica para as vendedeiras do mercado para conservação de verduras, peixe, mariscos e carne, etc...

 

A par de financiamento de alcatroação das cidades Regionais o Coordenador reafirmou a existência de um outro financiamento para a construção da Estrada Farim/TANAFF (Senegal). 

 

Braima Camará disse ainda de que "quando quis ter uma casa em Portugal, em França e em Dakar enveredou-se como empresário na comercialização de castanha de caju.


Compra de castanha de caju

 

O Coordenador foi muito explicito baseado no conhecimento de causa para fazer compreender aos presentes sobre os contornos da comercialização de castanha de caju. “Eu dirijo-vos a vocês, senhoras "Bideiras" de peixe. quando no mercado de Farim a procura for maior que a oferta o preço de peixe tende a subir significativamente. E no dia em que a oferta for maior que a procura, o preço também baixa drasticamente, quer dizer que nesse dia que os pescadores conseguiram pescar mais, daí que o preço desce. Essa realidade vale para os demais produtos, tais como legumes, frutas, etc... 

Por outro lado, o Coordenador  do MADEM-G15 denuncia que um líder de uma formação politica  juntou comerciantes, pedindo-lhes para boicotarem a campanha de comercialização de castanha de caju. neste particular, Braima Camará chamou atenção da população para não aceitarem ser induzidos no erro de confundirem a campanha politica com a da castanha de cajú.; que as dificuldades da campanha de caju este ano são conjunturais. e mais, que na nossa sub-Região vários outros paises também estão a produzir este produto em quantidade concorrencial.

 

A este propósito BÁ DI POVO anunciou que a Costa do Marfim que há dez anos atrás tinha pequenas quantidades agora produz um milhão e duzentas mil toneladas. 

Assim como a Guiné Conacri que está a produzir cerca de duzentas mil toneladas; a Gâmbia, o Senegal, aliás todos os países da sub-Região estão a enveredar-se para a produção de castanha de caju. 

Com todo este aumento de produção, o mercado  da sub-Região tornou-se mais concorrencial, provocando assim a baixa de preço.

Para Braima Camará essa é a dinâmica de comércio internacional. “Não preciso de vos mentir para votarem em mim. Se assim for não votem em mim”. 

A este respeito Braima Camará lembrou que ele tem sido defensor de comerciantes e de agricultores. “Digo-vos que ninguém pode comprar um quilo de castanha de caju, este ano, a 1000 francos, afirmou adiantando que ele foi Presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços durante mais de 20 anos ou seja ele conhecedor profundo da área como poucos. 

“ Eu cheguei a comprar a castanha de caju a 150 francos ao quilo e 1500 francos ao quilo na balança”, lembrou. Contudo, prometeu resolver a problemática da castanha de cajú logo depois da vitoria do MADEM-G15 nas eleições de 4 de Junho.

 


domingo, 28 de maio de 2023

MADEM-G15 ESTÁ IMPARÁVEL. A MAQUINA DE MADEM-G15 É IMBATÍVEL. MADEM-G15 É A MAIOR FORÇA DO POVO GUINEENSE PARA RECONCILIAR A SOCIEDADE

Guiné-Bissau/Eleições: MANIPULAÇÕES, MENTIRAS E BATOTA POLÍTICA COLOCAM MADEM-G15 À BEIRA DA “MAIORIA QUALIFICADA

MADEM-G15 ESTÁ MUITO SATISFEITO E SEMPRE A SUBIR NA CAMPANHA.


MADEM-G15 EM FESTA DA DEMOCRACIA NO CIRCULO 24

OS DIRIGENTES DO MADEM E SUA CÚPULA ESTÃO MUITO SATISFEITOS COM OS PRINCIPAIS PARTIDOS QUE TÊM VINDO A PRESTAR SERVIÇOS NOBRES PARA MADEM-G15, DIVULGANDO AS BANDEIRAS DO MADEM-G15 E ESPALHANDO MENTIRAS SOBRE A CASTANHA DE CAJÚ, TENTANTO CULPABILIZAR O PARTIDO  MADEM-G15 QUE É A FORÇA DO POVO.

 

Acima de tudo O MADEM-G15 VAI SOMANDO GANHOS, enquanto os outros partidos perdem tempo, tentando colocar em causa o bom nome, imagem e integridade da Comissão Nacional das Eleições.

Numa estratégia concertada todos os partidos do eixo de governação se convergem em ataques e/ou lançando desconfianças contra MADEM-G15, ACUSANDO-O FALSAMENTE DE RESPONSABILIDADES no que tange as dificuldades, organizações e execução da comercialização de castanha sabendo esta presente campanha de legislativas acontece em plena campanha de comercialização da castanha de caju. E mais, eles atacam as bases do MADEM-G15, tentando de uma forma vã desenvolver uma retórica falaciosa.

Nalguns casos estão até a desenvolver ensaios sobre a possibilidade de os partidos não aceitarem os resultados eleitorais, por causa da questão da CNE, sabendo que em tempo hábil nunca se importaram sequer da reorganização da Comissão Nacional das Eleições.

De referir que depois da inconstância do PAIGC, bem assim de manipulação da CNE esse partido vem-se desvirtuando cada vez mais, entrando em estágio de desespero e até de frustração.

Durante os últimos tempos desde as últimas eleições o PAIGC de DSP tem procurado agitar suas hostes e criar situações desagradáveis, assim como alimentandas retóricas do mau perder e criando discórdias e faltas de entendimentos denotando extrema falta de vontade política na condução dos assuntos ou dossiers de interesse geral. Inviabilizando tudo e mais alguma coisa.

Neste particular, o que leva o ainda Chefe do PAIGC a permanecer a frente do PAIGC, quando podia e bem facilitar a renovação da classe política no interior do partido arquitecto da gesta libertadora e que hoje se encontra sequestrada nas mãos de um grupo que o vem destruindo?

Mas o porquê de tanto apego ao poder?  Porque carga de água o PAIGC não se consegue defender-se ou proteger-se desta gente que se instalou na cúpula do PAIGC em busca de imunidades?

O que receia tanto o DSP na justiça. O porquê de não se apresentar a justiça sem a imunidade parlamentar?

É neste contexto que são convocadas as Eleições Legislativas de 4 de Junho de 2023. Para tanto, o PAIGC e seus aliados diretos e indiretos tentam em derradeiros esforços imputar MADEM-G15 das falhas e por actuações menos concebidas. Inclusive tiveram o desplante de culpabilizar o MADEM-G15 da falta de mercado ou por baixo preço da castanha. O que é absurdo, porquanto num Governo de Iniciativa Presidencial e quando os integrantes são membros dos partidos concernentes do regime devem acima de tudo ser solidários, sobretudo para área que não são das responsabilidades do partido cerne do regime, no caso MADEM-G15.

Por conta desta jogada QUE É PURA BATOTA POLÍTICA os partidos colocaram o país na PALMA DE MÃOS DO MADEM-G15. Assim, ganhou O MADEM-G15, PARTIDO QUE MAIS GRANGEOU CONFIANÇA E FORÇA NO SEIO DO POVO. É caso para se dizer QUE MADEM-15 É A FORÇA E ESPERANÇA DO POVO.

Tendo a consciência desta situação desfavorável, este grupo de partidos começam a formular discursos de legitimação e de recusa dos resultados eleitorais.

Tentam por outro lado confrontar o Presidente da República a fim de o condicional seu posicionamento político. Bem sabemos que na Guiné-Bissau, a história nos tem mostrado o contrário. Todos os ex-Presidentes da República sempre expressaram o seu posicionamento político. O que é verdade é que os eleitores nunca se importavam com o facto de o Chefe de Estado se posicionar politicamente ou se identificar com o seu partido de origem.

MADEM-G15 É O PARTIDO MAIS BEM PREPARADO PARA LEVAR ESTA SOCIEDADE A SE RECONCILIAR... "PA FRIANTA TERRA"

Contudo, o fundamental para o Presidente Umaro Sissoco Embaló, tem sido a pacificação do nosso país, a constituição de uma dupla consensual entre Primeiro-Ministro e o Presidente da República de forma a poder de uma vez por todas catapultar o país para o desenvolvimento sustentável. A aposta do Presidente Sissoco tem sido orientada para Reconciliar a sociedade guineense, promover a Concordia Nacional, a Unidade Nacional e a Reconstrução da nossa querida Pátria Amada, conforme os sonhos de combatentes da Liberdade da Pátria. 

APOTEOSE - MADEM-G15 ESTA TARDE EM BISSAU NO CIRCULO 24



 

 

terça-feira, 23 de maio de 2023

MADEM-G15 A FORÇA DI POVO! O POVO QUER O GOVERNO DE MADEM-G15 PARA RECONCILIAR A SOCIEDADE E UNIR A GUINÉ-BISSAU

 BÁ DI POVO - O ESCOLHIDO E FAZEDOR DE CONSENSOS

BRAIMA CAMARÁ O HOMEM QUE O POVO DA GUINÉ-BISSAU AMA E QUER ENTREGAR O DESTINO DA GOVERNAÇÃO.

O BÁ DI POVO VAI RECONCILIAR  ESTE PAÍS E POVO;

O BRAIMA CAMARÁ VAI RECONSTRUIR ESTE PAÍS .

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1016986969681244&id=100003733380808&sfnsn=wa&mibextid=VhDh1V






  MADEM-G15 AO SABOR DO DESTINO! PORQUE SERÁ QUE AS FORÇAS DO MAL TEIMAM  EM  ATENTAR CONTRA A INTEGRIDADE DO MOVIMENTO PARA ALTERNANCIA DEM...