domingo, 3 de abril de 2016

OBRIGADO JORNAL O DEMOCRATA POR ESTE POST BONITO E INTERESSANTE, POIS QUE NÃO SE ADMITE QUE ALGUÉM QUE FOI MAGISTRADO JUDICIAL E PGR TENHA ACTUAÇÕES COM VISTA A OBSTRUIR ACÇÃO DA JUSTIÇA, SÓ PORQUE UM DAF FOI PRESO NO ÂMBITO DE INVESTIGAÇÃO AO MINISTÉRIO DO INTERIOR, TODOS SABEMOS QUE NEM TODOS OS DAF'S SÃO BONS. TEM MUITOS DAF'S CORRUPTOS QUE ESTRAGAM DIRIGENTES CORROMPENDO-OS . NO GERAL OS DAF'S ESTRAGAM INSTITUIÇÕES. SÃO POUCOS OS DAF'S LIMPOS E TRANSPARENTES. PARA QUÊ JOGAR CONTRA O IMPÉRIO DA LEI?: QUE EXEMPLOS DEU LUIS MANUEL CABRAL? QUER REFORÇAR A CULTURA DE IMPUNIDADE OU QUER UMA SOCIEDADE DO DIREITO?

PRS PEDE DETENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO DA ORDEM PÚBLICA E DO COMISSÁRIO DA POLÍCIA

Comissao politica PRS
O deputado Guineense da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Sola N’quilim Na Bitchita, pediu hoje, 2 de Abril, a detenção do Secretário de Estado da Ordem Pública, Luís Manuel Cabral e do Comissário Geral da Polícia da Ordem Pública, o Brigadeiro General Armando Nhaga, por obstrução à justiça.

O dirigente do PRS, segunda maior força no Parlamento e igualmente presidente da Comissão Especializada para Assuntos de Mulher e Criança, reagia assim ao incumprimento da ordem judicial emitida pelo juiz da Vara Cível do Tribunal Regional de Bissau, que pedira ao Ministério da Administração Interna a disponibilidade de dez (10) agentes da Polícia da Ordem Pública (POP) para acompanhar a entrada na Assembleia Nacional Popular dos 15 deputados expulsos do PAIGC.

Sola N’quilim Na Bitchita advertiu que  até a próxima terça-feira ( 05 de Abril) o Comissário Armando Nhaga não for detido, a sua formação política accionará  “mecanismos” para o deter assim como  o próprio Secretário de Estado da Ordem Pública, Luís Manuel Cabral.

Para o deputado do PRS, o Comissário da POP e o Secretário de Estado não podem em nenhuma circunstância obstruir à justiça, desobedecendo a uma ordem judicial.

“É muito surpreendente a decisão do Comissário Geral da POP em negar executar a ordem judicial. Mas quem é Nhaga afinal para negar instruções provenientes das instituições legais da Guiné-Bissau? Quem é Luís Manuel Cabral para negar as instruções do tribunal, se o próprio Presidente da República havia aceite uma ordem judicial”, questionou.

Sola acusou ainda o Comissário da POP de estar a cumprir as instruções do PAIGC quando devia cumprir com a orientação do Estado.

Interrogado sobre os mecanismos que o PRS recorrerá para a detenção do Comissário e do Secretário de Estado da Ordem Pública, Sola N’quilim Na Bitchita respondeu que por não haver a lei, ou seja o facto dela não está a ser respeitada, cada qual usa a sua influência para deter o outro.

Sobre a “influência” na posse do PRS para detenção dos dois responsáveis, Sola assegurou que o PRS pode deter o Comissário Nhaga e até ele mesmo pode detê-lo.

“O Estado tem os seus instrumentos para fazer cumprir a lei que são as forças da defesa e segurança. Que fazer quando essas mesmas forças da segurança desobedecem a uma ordem judicial?”, interrogou, martelando que “é preciso fazer alguma coisa para fazer que a lei seja cumprida”.

Num ataque directo ao PAIGC,  Sola N’Quilim Na Bitchita acusou o partido libertador de escolher pessoas menos preparadas política e moralmente para exercer as funções do Estado, e isso acaba por colocar o país em situação de “impasse político”.

“Essas pessoas apenas têm o nível de escolaridade do ensino básico. Não estou a minimizar as pessoas deste nível. A verdade é que se a pessoa tem o nível do ensino básico deve ocupar a função deste nível e não do ensino superior ou ocupar o lugar do Engenheiro; isso é muito grave. Essas pessoas por não corresponderem com os lugares que ocupam não conseguem  representar a República e agem de forma ilegal”,

Sola afirmou a’O Democrata que não existe neste momento no país um governo constitucional mas um executivo de gestão dirigido por Carlos Correia.
Por: Assana Sambú

Sem comentários:

Enviar um comentário

  MADEM-G15 AO SABOR DO DESTINO! PORQUE SERÁ QUE AS FORÇAS DO MAL TEIMAM  EM  ATENTAR CONTRA A INTEGRIDADE DO MOVIMENTO PARA ALTERNANCIA DEM...