terça-feira, 15 de novembro de 2016

OS ACORDOS DE BISSAU E CONACRI FALAM DE CONSENSO. O QUE É?!? O DITADURA DO PROGRESSO RECORRE A WILKIPÉDIA PARA ESCLARECER SEUS LEITORES E VISUALIZADORES:

CONSENSOS - CONCEITOS E EXPLICAÇÕES -  PARTE 1

Consenso

Disambig grey.svg Nota: se procura o uso do termo no âmbito da Wikipédia, veja Wikipédia:Consenso.
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Decisão por consenso. Pode-se discutir o procedimento aqui(desde dezembro de 2015)
O consenso se estabelece quando duas ou mais partes chegam a um ponto comum de decisão durante uma negociação
Existem dois significados para o termo consenso: um é um acordo geral entre os membros de um grupo ou comunidade. O outro é a teoria e a prática de proceder tais acordos. Consenso não é um sistema de votação, mas uma forma pela qual todo o grupo ou comunidade participa na tomada de decisão. O voto consiste em estabelecer um ponto que a maioria concorde, como por exemplo na escolha de uma ou mais pessoas para uma determinada posição de "poder" através de uma eleição onde quem obtiver mais votos vence.
Ambos fazem parte do processo construtivo da negociação compartilhando a tomada de decisão com todos (100%) os interessados, porém a decisão por consenso tem a tendência de ser mais construtiva, na qual todas as opiniões são ouvidas, ponderadas, e inclusive as minorias ou partes de menor influência no grupo têm voz para renegociar uma determinada decisão, colocando seus pontos de modo a manter a discussão sobre um determinado assunto até que um consenso se estabeleça. O consenso se refere à liberdade com que uma pessoa trabalha em uma comunidade ou grupo.
"O consenso leva em conta preocupações de todos e visa a resolvê-los/aclará-los antes que a decisão seja tomada. O mais importante, neste processo é incentivar um ambiente em que todos são respeitados e todas as contribuições são avaliadas. O consenso formal é um processo de decisão mais democrático. Grupos que desejam envolver sempre mais voluntários na participação têm a necessidade de utilizar um processo inclusivo. Para atrair e envolver cada vez mais pessoas é importante que o processo incentive a participação, permita o acesso igual ao poder, desenvolva a cooperação e crie um sentido da responsabilidade individual para as ações do grupo. O objetivo do consenso não é a seleção de diversas opções, mas o desenvolvimento de uma decisão que seja a melhor para o grupo como um todo. É em síntese evolução, não competição nem atrito."[1]

Ao contrário do consenso, uma decisão por votação tende a reforçar a opinião de uma única parte

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

      MADEM-G15 AO SABOR DO DESTINO! PORQUE SERÁ QUE AS FORÇAS DO MAL TEIMAM  EM  ATENTAR CONTRA A INTEGRIDADE DO MOVIMENTO PARA ALTERNANCIA DEM...